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EconomicUM quer melhorar performance na Shell Eco-Marathon



 


 


A equipa composta por sete elementos, está neste momento a ultimar alguns pormenores do “EconomicUM”, o qual pretendem que melhor os resultados dos anos anteriores, e segundo o director da equipa, o Prof. Jorge Martins “é de esperar melhores consumos, pois pretende-se desenvolver um novo tipo de pistão, o uso de novos balanceiros, e alguns melhoramentos na câmara de combustão. Espera-se ainda que o motor continue com a fiabilidade da prova dos anos anteriores” refere.


 


O desafio para esta prova é bater o recorde de 2009, no qual o carro da UMinho fez 1565km/L. Segundo o director, agora com todos os problemas que surgiram na prova anterior resolvidos, “este é o desafio que nos lava com optimismo para mais uma prova”.


 


Este projecto, que tem mais de 10 anos foi integralmente financiado pelo DEM, apenas com ajudas pontuais exteriores, no fabrico de peças, deslocações e apoio da Escola de Engenharia e da UMinho. A equipa tem contado ainda com o patrocínio da Câmara Municipal de Guimarães nos últimos anos, pelo que o carro está decorado de forma alusiva ao evento “Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura”.


 


O desenvolvimento do carro tem sido realizado, ao longo dos anos, com o esforço de inúmeros alunos nos seus projectos de fim de curso e de dissertação da Licenciatura e do Mestrado em Engenharia Mecânica. Parte do desenvolvimento, nomeadamente o do motor, tem sido feita paralelamente com projectos financiados pela FCT.


 


A equipa continua a desenvolver (desenhar, projectar e construir) um novo propulsor


(UMotor), um motor de ciclo Miller (funcionamento epi-cicloidal) integralmente a fabricar na UMinho. Este motor está a ser fabricado com técnicas de prototipagem rápida e já se conseguiram peças de fundição com especificações quase finais.




Está-se a iniciar um projecto de um novo veículo para correr nesta competição sob as regras de Urban Concept. Esta competição é ligeiramente diferente, pois os carros são de dimensões mais generosas (largura de 1,3 m e altura de 1,3 m), sendo um carro que poderia andar num ambiente urbano. O carro que estamos a planear será homologado para circular na via pública, como quadriciclo, pelo que terá de ter portas, luzes, suspensão e outros atributos de um veículo comercial, podendo transportar 2 pessoas. Este carro está associado a um projecto do programa MIT-Portugal liderado pela UMinho (o Investigador Principal é o prof. Jorge Martins) e no qual também entram a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e o Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa.



Este veículo deverá usar sistemas desenvolvidos neste projecto científico e será um Veículo Híbrido. Deste modo terá um motor de combustão interna, supercondensadores (em substituição de baterias) e um motor eléctrico integrado nas rodas. Como a prova dos Urban Concept inclui 3 paragens obrigatórias, este carro terá regeneração de travagem e um controlo específico de funcionamento híbrido. Dois alunos estão agora a começar o desenho deste veículo, e espera-se que esteja pronto dentro de 2 anos.


 


Texto: Ana Marques





(Pub. Abr/2011)


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