Publicado em Deixe um comentário

UMinho participa em intercâmbio de estudantes de Portugal, Itália e Alemanha












A visita realiza-se no âmbito do projecto inter-universitário “Mnemo-Grafia Intercultural. Portugal, Itália e Alemanha em representações transmediais desde o século XIX (Mne-GIC)”, que visa promover a compreensão entre diferentes mentalidades, bem como comparar modos de estar e visões do mundo.




A iniciativa destaca-se também pela presença dos cônsules honorários de Itália e da Alemanha, Angelo Arena e Christian Bothmann, respectivamente, numa palestra do ciclo INCONTRI, a decorrer no dia 4, às 15h30, no auditório do ILCH. O primeiro dia abre, às 9h30, com as intervenções da presidente do ILCH, Eduarda Keating, e da representante dos Serviços de Relações Internacionais da UMinho, Adriana Lago.




Programa inclui actividades culturais




O programa inclui palestras, apresentações interactivas sobre os fenómenos das percepções e representações interculturais, debates, trabalhos de grupo, workshops de tradução, visitas de estudo aos “lugares de memória” portugueses, italianos e alemães e, ainda, o desenvolvimento de competências criativas e técnicas através da criação de relatos de viagens hipermediais (“Digital Travel Stories”). O evento conta com vários professores do ILCH, como Mário Matos, Idalete Dias, Cristina Flores e Orlando Grossegesse. Os participantes poderão visitar os museus de Arqueologia D. Diogo de Sousa (Braga) e das Migrações e Comunidades (Fafe), o Mosteiro de Tibães, as cidades de Braga e Guimarães, entre outros.




Este intercâmbio decorre no contexto do Programa Intensivo Erasmus/LLP e vai já na sua 3ª edição. O projecto Mne-GIC tem perfil trianual e reúne, anualmente, um grupo multinacional de cerca de trinta alunos e dez a doze docentes oriundos das três universidades parceiras, sendo coordenado pelo Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos do ILCH. A primeira edição decorreu em Braga, em Março de 2009, e a sua segunda teve lugar em Salerno (Itália), em Maio de 2010.




Para o Mne-GIC, qualquer representação intercultural deve ser entendida como um processo de construção semiótico, cujos mecanismos multifacetados e modos funcionais devem ser, diacronicamente, analisados numa perspectiva transcultural e transmedial. Face à crescente complexidade dos contactos interculturais nos tempos actuais da hipermobilidade e hipermedialidade, estas abordagens teóricas e práticas visam contribuir para a intensificação da consciência crítica, nomeadamente nos estudos de tradução, da literatura e da cultura, que envolvam mediação entre diferentes línguas e espaços culturais.




Para mais informações: http://www3.ilch.uminho.pt/mne-GIC/




Vídeos com narrativas dos participantes encontram-se em:




http://www3.ilch.uminho.pt/mne-GIC/videos_pt.htm
(narrativas de 2009)




http://www3.ilch.uminho.pt/mne-GIC/videos_it.htm
(narrativas de 2010)




Em anexo segue o programa






Contactos




Instituto de Letras de Ciências Humanas


Prof. Mário Matos – matos@ilch.uminho.pt


 


(Pub.Maio/2011)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *