Publicado em Deixe um comentário

UMinho organiza seminário internacional sobre marginalidade, pobreza e assistência social









O evento, que reúne reputados especialistas nacionais e estrangeiros, visa revelar as mais recentes investigações na área, perspectivar novos enfoques de análise e motivar alunos de pós-graduação e investigadores para novas abordagens nestas temáticas. As figuras centrais do seminário são aqueles que, longo da História, foram caindo nas malhas da pobreza, em particular mulheres, crianças, velhos e doentes, bem como os mecanismos de assistência que foram desenvolvidos para suster ou minorar os seus efeitos.

 


A iniciativa decorre de um projecto de investigação da Universidade de León, intitulado “Marginación y resposta social en el Noroeste de la Península Ibérica durante el Antiguo Régimen” e financiado pelo Ministério de Ciência e Inovação de Espanha. Além das comunicaçães, seguidas de debates, prevê-se às 12h30 o lançamento do livro “Filha casada, filha arrumada”: a distribuição de dotes de casamento na confraria de São Vicente de Braga (1750-1870), da professora Marta Lobo de Araújo, editado pelo CITCEM.


 


O período da manhã vai ser preenchido com as comunicações “Ser pobre en el mundo rural. Pobreza y colectivismo agrário en el reino de León s. XVI-XIX”, por Laureano Rubio Pérez, “Caridad y hospitalidade en el mundo rural leonês durante la edad moderna”, por Alfredo Martin García, “Mujeres y pobreza en la província de León durante el Antiguo Régimen”, por María José Pérez Álvarez, todos da Universidade de León; “As respostas sociais à pobreza feminina na España da Ilustración”, por Ofélia Rey Castelao, da Universidade de Santiago de Compostela; “A paróquia como quadro de respostas à pobreza local na Idade Média”, por José Viriato Capela, e “Assuntos de pobres: esmolas dos irmãos da confraria de São Vicente de Braga (séculos XVII-XIX)”, por Maria Marta Lobo de Araújo, ambos da Universidade do Minho.


 


De tarde prevê-se as palestras “La ancianidad como vida en el margen. Hacia una relacionalidad necesaria, más allá del género, cultura y edad”, por Óscar Fernández Álvarez (Universidade de León); “Dar de comer aos famintos – subsídios para a história da cozinha económica de Ponta Delgada”, por Susana Serpa Silva (Universidade dos Açores); “Marginalidade e banditismo no Alentejo (1760-1834). A resposta dos poderes periféricos”, por Teresa Fonseca; “La pervivencia de las prácticas tradicionales en la España Noroccidental: la actividad caritativa de las órdenes religiosas a fines del Antiguo Régimen”, por Maria Seijas Montero (Universidade Santiago de Compostela); “Un crisol en que se han de purificar las escorias de la república”: la fundación del Real Hospicio de Oviedo (1751), por Fernando Manzano Ledesma (Universidade de Oviedo)”; “Engulhos de ontem, doentes de hoje: pensar a loucura em Portugal, no século XIX. O caso do distrito de Viana do Castelo”, por Alexandra Esteves, “Apoio privado à pobreza: o testamento de Francisco Xavier da Cruz Araújo”, por José Abílio Coelho, ambos da UMinho; e “O cofre dos órfãos no ducado da Casa de Bragança (século XVI)”, por Maria de Fátima Machado.


 

Em anexo segue o cartaz e o folheto






Mais informações


CITCEM – UMinho


Tel.: 253605280


E-mail: citcem.pfp@ics.uminho.pt 


 


(Pub.Maio/2011)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *