Publicado em Deixe um comentário

Xutos homenageados



.


A abertura da noite esteve a cargo da banda vencedora do UMPlugged, os Basic Black. Os jovens de Vila Real conseguiram cativar o público que, a pouco e pouco, se foi aproximando do palco. Para os membros da banda, esta é uma boa oportunidade para divulgarem o seu trabalho e, como referiram após o concerto, “para ganharem experiência”.


Por volta da meia-noite foi a vez dos bracarenses Pitt Broken subiram ao palco. A banda que ganha a cada dia mais renome no panorama musical português, aqueceu os estudantes que se juntaram para os ouvir. Um dos mais recentes covers da banda, “Bad Romance”, de Lady Gaga, foi entoado por muitos, confirmando o sucesso que este cover já estava a ter nas redes sociais. No fim do concerto Diogo Lima, vocalista e mentor da banda, garantiu que o facto de tocarem em Braga, sua terra natal, “tem um valor que não teria em qualquer outro palco do mundo!”.


Logo após o segundo concerto da noite, a Tuna Universitária do Minho subiu inesperadamente ao palco. Trajados a rigor e com as vozes afinadas, os tunos leram um texto, preparado pela AAUM, em homenagem aos Xutos. Entoaram, depois, e em conjunto com o muito público presente, o célebre tema “Casinha”. Os quatro membros da banda – ausência de Zé Pedro, guitarrista, devido a um internamento hospitalar – subiram então ao palco para agradecer a todos a enorme onda de carinho e solidariedade num momento complicado como este que atravessam. “Para nós, Xutos, é muito esquisito olhar para o lado e não ver o Zé Pedro. São 32 anos em que nenhum de nós nunca faltou a concerto nenhum!”, assumiu Kalú, o baterista.








Contudo, apesar da notável emoção, energia não faltou durante a mais de uma hora que durou a actuação. “O público é muito receptivo, muito solidário, muito carinhoso connosco”, afirmou o baterista. Kalú deixou ainda no ar uma promessa de regresso: “O Zé para o ano não vai querer faltar. Nos sítios onde não foi este ano, para o ano não escapa.”


Hoje é tempo de limpeza e arrumação na alameda do Estádio AXA. Contudo, para os estudantes minhotos, a folia continua por mais uma noite no arraial minhoto do Santoinho.


 


Texto: Ana Paula Magalhães





(Pub. Mai/2011)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *