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Carro da Universidade do Minho participa em competição europeia



O objectivo é percorrer com o carro EconomicUM o máximo de quilómetros com
apenas um litro de gasolina. Jorge Martins, professor do DEM e responsável pelo
projecto, prevê ultrapassar o recorde de 1565 quilómetros por litro (km/l),
estabelecido em 2009: “Esperamos um melhor consumo, pois desenvolvemos um novo
pistão e alguns melhoramentos na câmara de combustão, além de um isolamento
mais eficiente”, afirma.


Jorge Martins aponta para a importância desta actividade para os alunos de
engenharia: “Trata-se de uma competição ‘aberta’ com poucas restrições quanto à
concepção, salvo as de carácter de segurança. Podem escolher o motor, a sua
cilindrada e desenvolvê-lo da forma desejada”, diz. O EconomicUM é composto por
um pequeno motor de 50cc de uma scooter Honda a 4 tempos. “As alterações
baseiam-se principalmente na modificação do tipo de ciclo termodinâmico usado
pelo motor, tendo-se transformado o original ciclo de Otto no ciclo de Miller.
Isto envolve a alteração radical da abertura e fecho das válvulas e do aumento
drástico da sua taxa de compressão. Os sistemas originais de ignição e
carburador foram substituídos por um sistema digital que controla a ignição e a
injecção, comandado por computador”, explica Jorge Martins.


O EconomicUM tem vindo a aumentar os seus resultados, passando de 967 km/l
(26º lugar) em 2006 para 1251 km/l (12º lugar) na edição de 2010. É a segunda
melhor equipa nacional e ibérica. Este projecto, com mais de uma década, tem
sido financiado pelo DEM e por ajudas pontuais exteriores, em geral para o
fabrico de peças. Conta ainda com o apoio da Escola de Engenharia e Associação
Académica da Universidade do Minho, da SEUR e da Câmara de Guimarães, pelo que
o bólide está decorado com a frase “Guimarães 2012, Capital Europeia da
Cultura”.  .


Construção de veículo híbrido envolve o MIT


A equipa de investigação pretende ainda criar dentro de dois anos um novo
veículo para correr nesta prova sob as regras “Urban Concept”. “Esta competição
será ligeiramente diferente, até porque os carros são de dimensões mais
generosas. Será homologado para circular na via pública com portas, luzes,
suspensão e outros atributos normais. Será um veículo híbrido”, avança Jorge
Martins. “Vai ter um motor de combustão interna, supercondensadores e um motor
eléctrico integrado nas rodas”, acrescenta. Este projecto, associado ao
programa MIT-Portugal, é liderado pela Universidade do Minho, em colaboração
com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Universidade Técnica
de Lisboa.


Contacto


Prof. Jorge Martins | E-mail: jmartins@dem.uminho.pt


 


(Pub.Mai/2011)

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