Publicado em Deixe um comentário

Peddy Papper para “jovens” na terceira idade foi um sucesso!



  




A actividade que pretendeu contribuir para o envelhecimento activo dos participantes que vieram de 19 instituições de solidariedade social do distrito de Braga. A organização contou ainda com a colaboração da Escola Superior de Enfermagem, do Departamento de Desporto e Cultura dos SASUM e do Coro Académico da Universidade do Minho.


 


Nesta actividade pedestre de orientação os participantes – organizados em equipas, que representam algumas licenciaturas da UMinho – assumiram o papel de “estudantes universitários” por um dia.


 


A resposta correcta a um conjunto de perguntas sobre a instituição e a vida académica, bem como a superação de diversas provas (desde exercícios físicos adaptados à idade a jogos de desenvolvimento das capacidades cognitivas e de interacção com a academia) permitiram aos participantes obter um “diploma” e angariar peças do traje académico com que se equipou, ao longo do dia, um boneco de cartão que simbolizava um estudante da UMinho.






 


Da parte da organização, a professora Alice Matos, do Departamento de Sociologia da UMinho, sublinhou que o peddy-paper envolveu efectivamente “toda a comunidade académica e foi importante para os idosos uma vez que contribui para a sua inclusão activa na sociedade, valoriza o estabelecimento de relações intergeracionais, ao mesmo tempo que desenvolve as suas capacidades e competências físicas e cognitivas. Por outro lado, representa uma oportunidade de sensibilização da academia para as questões da idade e para as necessidades e potencialidades das pessoas idosas.”



Texto: Redacção



(Pub. Jun/2011)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *