Publicado em Deixe um comentário

UMinho recebe a maior conferência europeia de finanças







Face à actual crise internacional, o evento é considerado obrigatório e vai incidir nos desafios do estado social, na disfuncionalidade dos mercados, no empreendedorismo e nas finanças comportamentais, entre outras temáticas de grande actualidade.





William F. Sharpe, da Universidade de Stanford, fala no dia 24, às 18h00, sobre estratégias financeiras para sustentar o pagamento de reformas. O tema é decisivo na Europa, pois o envelhecimento da população dificulta a manutenção das respectivas garantias sociais. Neste dia há sessões plenárias às 10h45 e 16h00, sobre as implicações do mau funcionamento dos mercados. Contam, respectivamente, com Jean-Charles Rochet, da Universidade de Zurique, e com Paul Woolley e Dimitri Vayanos, ambos da London School of Economics. 



Na tarde anterior, às 18h, o empreendedorismo e capital de risco serão debatidos por Douglas Cumming, da York University; Jerry Cao, da Singapore Management University; Ludovic Phalippou, da Universidade de Amesterdão e Oxford; e Uwe Walz, da Universidade  de Goethe. Para além destas sessões especiais, de destacar ainda, no dia 22, as intervenções de Malcom Baker, da Harvard Business School, sobre finanças comportamentais e de Jay Ritter, da Universidade de Florida, sobre o equilíbrio no mercado de ofertas públicas de aquisição. O programa inclui ainda várias sessões em paralelo, um seminário tutorial para doutorandos e prémios prestigiados aos melhores trabalhos.



“A UMinho vai ser o centro do debate financeiro mundial. Esta conferência vai prestigiar Portugal a vários níveis, não só pela sua envergadura e complexidade organizacional mas principalmente pela elevada qualidade dos trabalhos e do Comité Científico. É, aliás, uma oportunidade rara para debater várias problemáticas relativas às incertezas actuais e de natureza global, as transformações que se vão seguir e os possíveis caminhos de (re)organização dos mercados, das empresas e das economias”, sublinha o professor Manuel Rocha Armada. Este catedrático da Escola de Economia e Gestão da UMinho preside e organiza o evento, que curiosamente vai decorrer, pela primeira vez, numa cidade de média dimensão. A iniciativa é promovida anualmente pela European Financial Management Association (EFMA), a maior associação europeia na área, cujo site oficial é www.efmaefm.org.






Mais informações:



Prof. Manuel Rocha Armada | Email: rarmada@eeg.uminho.pt, efma2011@eeg.uminho.pt





(Pub.Jun/2011)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *