Publicado em Deixe um comentário

Troféu Reitor encerra em grande festa!



 


 


Foi assim, num ambiente muito enérgico e alegre, com o colorido e muito “barulho” das claques apoiantes que terminaram as comemorações de mais uma edição do Troféu Reitor, depois de quase um mês e meio de competição do maior evento desportivo realizado anualmente na UMinho.


 


Organizado pelos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), a cerimónia contou com a presença do Reitor da UMinho, Doutor António Cunha, do Administrador dos SASUM, Eng. Carlos Silva, do Pres. AAUM, Luís Rodrigues, do Provedor do Estudante, Prof. António Paisana, bem como responsáveis pelo Desporto da UMinho.


 


O Complexo Desportivo da UMinho em Gualtar, foi o palco do evento que iniciou com as finais de Andebol (18h00), Basquetebol, (19h00), Futsal Feminino (20h00) e Futsal Masculino (21h00), as quais antecederam a Cerimónia de Encerramento, que decorreu logo após o término da última final, com a entrega de prémios aos vencedores de um lugar no pódio desta edição, nas várias modalidades.


 


A primeira final da tarde colocou frente a frente os dois finalistas da modalidade de Andebol – Mestrado Integrado em Engenharia de Comunicações (MIECOM) e Licenciatura em Engenharia Informática (LEI). Uma final que proporcionou um bom espectáculo de Andebol, entre duas formações com valores muito semelhantes. O resultado patenteou bem isso, 21-20 favorável a LEI premiou a equipa que teve a sorte do seu lado. LEI tornou-se desta forma a nova detentora do ceptro de campeões do Troféu Reitor nesta modalidade, destronando Eng. Civil que tinham sido os primeiros a vencer o Troféu nesta modalidade.






 


No basquetebol os grandes finalistas foram a Licenciatura em Engenharia Informática (LEI) e a Licenciatura em Ciências da Computação (LCC). Após o reinado de LEI nesta modalidade ter sido interrompido no ano transacto (onde foi Eng. Biológica que venceu o titulo), os Informáticos voltaram a arrecadar o troféu para o seu curso. Nesta final assistiu-se a um jogo emocionante mas nem sempre bem jogado! As equipas demonstraram algum nervosismo o que acabou por se reflectir no resultado final. Ainda assim a formação de LEI entrou melhor na partida e no final do 1º período vencia por 13-5. Após algumas alterações a turma de LCC melhorou a nível defensivo e com um parcial de 2-15 chegou ao intervalo a vencer por 15-20. No 3º período o equilíbrio foi a nota dominante apesar de um ligeiro ascendente por parte de LEI que reduziu a desvantagem para 4 pontos (23-27). No derradeiro tempo a experiência dos atletas de LEI acabou por vir ao de cima, que com o aumento da intensidade defensiva conseguiram ser mais eficazes fazendo um parcial de 20-6 terminando assim a partida com 10 pontos de diferença. O resultado final (43-33) acaba por premiar a equipa mais equilibrada e constante durante todo o Troféu!




Engenharia Biomédica e Direito no feminino, Tecnologias e Sistemas de Informação (TSI) e Administração Pública no masculino, protagonizaram as finais de futsal com que se encerrou a edição de 2011 do Troféu Reitor.




No feminino, e de encontro às expectativas, Biomédica conquistou pela primeira vez na sua história o tão almejado troféu. Nesta final, entre duas equipas que fizeram trajectos algo diferentes nesta caminhada, não se esperava, apesar de tudo uma disparidade tão grande. Biomédica foi sempre a melhor equipa em campo e não deu grandes hipóteses às adversárias. Com grandes valores individuais, melhores táctica e tecnicamente, e com muita eficácia nos remates, Biomédica acabou por vencer justamente a partida por 5-1 e arrecadar o título de campeãs desta 16ª edição do evento.








A final do masculino foi uma reedição da final de 2009. Nesse ano, AP bateu TSI na lotaria dos penalties, mas este ano não foi necessário chegar tão longe, a vitória dos futuros Administradores foi conseguida no tempo regulamentar, conseguindo dessa forma “roubar” o título que TSI tinha conseguido o ano passado.


Em lados opostos estiveram duas excelentes formações, recheadas de bons executores, que souberam dar espectáculo e onde o resultado foi uma incógnita até final. As emoções estiveram ao rubro, com os apoiantes de ambas as equipas a puxarem pelos seus, mas os golos só aconteceriam na segunda parte. Primeiro por AP, mas a cinco minutos do fim TSI, que nunca baixou os braços viria a marcar, empatando o jogo e reacendendo a partida. Nos segundo finais e demonstrando maior vontade de vencer AP voltaria a marcar, fechando as contas em 2-1 e acabando com as esperanças dos adversários.




Joaquim Taipas, guarda-redes de TSI e capitão de equipa, como já é costume era um dos mais inconformados, mas com grande Fair Play juntaram-se à festa dos campeões.


 


O Troféu Reitor 2011 terminou com a entrega das medalhas aos vencedores.




Nas modalidades de raquete, a medalha de bronze no Ténis e Squash foi para: Nuno Ferreira (Mestrado em Eng. Informática) e Alexandre Oliveira (AFUM). A medalha de prata foi para: Diogo Pereira (Direito) e Carlos Ramalho (AFUM). Os grandes campeões nestas modalidades foram: Paulo Paulos (Ciências de Comunicação) e António Ferreira (AFUM) respectivamente. No badminton, na vertente feminina,
Inês Bastos (MIEGI), Ana Ferreira (Economia) e Carla Guimarães (TSI) foram as vencedoras das medalhas de ouro, prata e bronze respectivamente. No masculino os vencedores do 1º, 2º e 3º lugares foram: Jorge Carvalho (MIEEIC), Luís Jacinto (Dout.B.Aplicada) e Nuno Sá (Economia) respectivamente.








Nas modalidades colectivas, no Voleibol de Praia foi eleito melhor jogador, Pedro Silva (Eng. Biológica). A medalha de bronze foi para a AFUM, medalha de prata para Eng. Informática e a grande vencedora deste ano foi Eng. Biológica que recebeu a respectiva medalha de ouro.


 


No Andebol foi eleito melhor jogador Filipe Magalhães (MIECOM), e melhor Guarda-redes, Miguel Pinheiro (MIECOM), a medalha de bronze foi para A AFUM, a prata para MIECOM e o ouro para LEI.


 


No basquetebol, foi eleito melhor jogador Manuel Passos (Eng. Biomédica), o bronze foi para Eng. Biomédica, a prata para LCC e o ouro para LEI. A equipa premiada com o fair play foi Economia.


 


No futsal feminino, a medalha para melhor jogadora foi para Ana Salomé (Eng. Biomédica), melhor guarda-redes foi para Susana Ramos (Direito), as melhores marcadoras foram Mafalda Couto (Eng. Biomédica) e Sara Leal (Eng. Biomédica), o prémio Fair Play foi para LCC. A medalha de bronze foi para Eng. Biológica, a prata para Direito, e o ouro foi entregue a Eng. Biomédica.


 






No futsal masculino, David Ribeiro (LTSI) foi o melhor marcador, Tiago Barbosa (AP) foi eleito melhor guarda-redes, Miguel Patrício (AP) foi o melhor jogador. O prémio Fair Play foi para Eng. Têxtil. A medalha de bronze foi para Eng. Materiais, a prata para LTSI e o ouro para A. Pública.


 


No final o ambiente festivo era contagiante, vencedores, vencidos e apoiantes cantavam, festejaram e felicitavam os adversários pelas vitórias, pelos sucessos, mas sobretudo pela participação em mais este Troféu Reitor 2011.


 


No final, o Reitor António Cunha felicitou todos os vencedores, todos os vencidos, e toda a organização “parabéns a todos os participantes por terem feito deste evento mais um sucesso do desporto, felicito também os SASUM pela excelente organização” referiu no final da Cerimónia de Encerramento.


 


Texto: Ana Marques

anac@sas.uminho.pt



Fotografia: Nuno Gonçalves

nunog@sas.uminho.pt





(Pub. Jul/2011)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *