Publicado em Deixe um comentário

UMinho volta a competir no RoboCup



 




Esta pausa deveu-se à necessidade de participar noutros projectos não menos importantes, tais como a criação de uma empresa Spin-Off da Universidade do Minho (SAR – Soluções de Automação e Robótica), o desenvolvimento de um robô autónomo para apanhar bolas de golfe em driving ranges, o aperfeiçoamento da cadeira de rodas omnidireccional, a criação do robô Maria (para participar também no RoboCup na liga @Home), a adaptação de brinquedos para crianças com paralisia cerebral, a organização de eventos como a RoboParty, entre outros.


 


Assim, desde Setembro passado, um novo grupo de alunos desenharam, construíram e programaram de raiz, 5 novos robôs capazes de jogar futebol de forma autónoma. Estes robôs foram construídos para serem optimizados ao longo dos próximos anos. Assim eles são mais leves, têm mais velocidade, têm uma capacidade de visão melhor, um controlador de bola mais eficiente, e acima de tudo conseguem saber onde estão ao longo do seu movimento pelo campo através da visualização das linhas do campo.


Uma vez que a equipa esteve parada 4 épocas, esta participação em Istambul será apenas para adquirir experiência, mas no próximo ano ela estará mais competitiva.


 


Pertencentes ao Grupo de Controlo Automação e Robótica, do Departamento de Electrónica Industrial da Escola de Engenharia, localizada em Guimarães, estes alunos têm trabalhado afincadamente para que os robôs fiquem prontos e na sua melhor performance.




Entretanto os robôs já partiram na passada semana, deslocando-se os elementos humanos apenas no próximo dia 4 de Julho.



Texto: Redacção





(Pub. Jul/2011)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *