Publicado em Deixe um comentário

XI Gala do Desporto: Treinador do Ano



 


 




A UMinho em cooperação com os SASUM e AAUM apoiam este evento, celebrando desta forma o sucesso desportivo alcançado pelos seus atletas, treinadores, monitores e dirigentes, e agradecendo assim o empenho e trabalho de cada um em prol da Universidade, da sua projecção nacional e internacional através do desporto.




A Gala do Desporto
é também uma forma de reconhecimento do papel que o Desporto exerce no desenvolvimento e integração de cada um, no qual a UMinho tem apostado fortemente, criando ao longo dos últimos anos várias infra-estruturas desportivas, apoiando a formação desportiva dos estudantes, apoio a clubes e associações, e empenhando-se na realização de eventos desportivos de relevo nacional e internacional. A competição desportiva aliada aos êxitos académicos, traduz-se no conceito há muito seguido pela UMinho de educação integral.




As categorias a concurso são: Monitor do Ano, Treinador do Ano, Atleta Masculino do Ano, Atleta Feminino do Ano e Atleta Percurso Desportivo.


 


Para a categoria de Treinador do Ano estão nomeados este ano:









Gabriel Oliveira (Andebol Masculino) Medalha de Ouro Campeonato Nacional Universitário. O treinador orientou a competição e recreação com 47 atletas inscritos: 36 Masculinos e 11 femininos; Dirigiu a equipa Masculina e feminina em dois torneios de apuramento e orientou dois treinos semanais de Setembro de 2010 a Maio de 2011.




 


Hugo Serrão (Taekwondo), 18 Medalhas conquistadas por atletas de Taekwondo no Campeonato Nacional Universitário: 8 de ouro, 4 de prata e 6 de bronze. O treinador orientou o grupo de competição e recreação de Taekwondo, que teve 36 atletas inscritos; Dirigiu a equipa de 18 atletas que participou no CNU de Taekwondo e orientou quatro sessões semanais de Taekwondo marcial e 10 sessões semanais de treino do grupo de atletas de alto rendimento que estudam na UMinho.




 


Luís Silva (Futsal Masculino), medalha de Ouro Campeonato Nacional Universitário. O treinador orientou a competição e recreação com 28 atletas inscritos; Orientou a equipa Masculina nas Jornadas de Apuramento da zona NCS e dirigiu 2 treinos semanais de Setembro de 2010 a Maio de 2011.


 




Jorge Martins (Escalada), 4 medalhas conquistadas por atletas de Escalada no Campeonato Nacional Universitário: 2 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze. Orientou a competição e participou no CNU com 21 elementos inscritos: 14 Masculinos e 7 Femininos; Orientou 2 treinos semanais de Setembro de 2010 a Maio de 2011 com 41 inscritos.




 


Luis Bessa (Karaté), 8 medalhas conquistadas por atletas de Karaté no Campeonato Nacional Universitário: 2 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze. Orientou o grupo de competição de Karaté, que teve 24 atletas inscritos; Dirigiu a equipa de Karaté (11 atletas) que participou no CNU de Karaté, administrou ainda 2 sessões semanais de treino de Karaté.


 


Os vencedores desta categoria até à actualidade foram: em 2002 o primeiro galardoado com o título de Treinador do Ano foi Alberto Abreu, treinador de Andebol. Em 2003 o vencedor foi José Serafim, treinador de Voleibol. No ano de 2004 o premiado foi Abílio Grilo, treinador de Squash. Em 2005 quem levou o “ceptro” para casa foi, Jorge Martins, treinador de Escalada. Em 2006 o vencedor foi Paulo Ferreira, treinador de Atletismo. Em 2007 o vencedor foi Gabriel Oliveira, treinador da equipa de Andebol. Em 2008 o vencedor foi João Lucas, treinador da equipa feminina de Voleibol. Em 2009 quem ergueu o galardão foi Alexandre Oliveira, treinador da equipa feminina de Basquetebol. Em 2010 Pedro Palas conseguiu o “ceptro” depois de ter levado a equipa de futsal masculino ao título de campeões nacionais, após tantos anos sem o conquistar. Em 2011, e com uma linha de candidatos com óptimos predicados, a incógnita manter-se-á até ao derradeiro momento. 


 


Para o galardão de Treinador do ano da Universidade do Minho, são considerados para a selecção dos 5 nomeados, os seguintes parâmetros: Currículo Desportivo no ano lectivo respectivo; Participação em competições e actividade interna; Participações Internacionais Universitárias.



Texto: Ana Coimbra





(Pub. Jul/2011)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *