Publicado em Deixe um comentário

CANAL: Gripe A – Informação e Prevenção







Informação (10/07/2009: 20:00)


O estudante infectado que ainda se encontra no Hospital de S. João está relativamente bem desde quinta-feira e terá alta muito brevemente.

Os quatros estudantes que privaram com o estudante durante o período de contágio, receberam hoje ao final da tarde da Autoridade de Saúde de Guimarães a profilaxia adequada a este tipo de situação e não apresentam, nesta data, qualquer sintoma de manifestação da doença.

As Autoridades de Saúde têm acompanhado todos os estudantes referenciados e na próxima segunda-feira, dia 13 de Julho pelas 19h, vão realizar em conjunto com os SASUM uma sessão de esclarecimento aos Residentes de Azurém, na área exterior da Residência,


Pelo facto de estarem sujeitos, nos últimos três dias, a algumas medidas restritas de mobilidade os estudantes em causa não realizaram os seus exames, para evitar o contágio da doença aos restantes colegas.


Carlos Silva
Serviços de Acção Social da Universidade do Minho



Informação (10/07/2009: 16:08)


No passado dia 7 de Julho, quarta-feira, um estudante estrangeiro da Universidade do Minho, que se encontrava alojado na residência Universitária de Azurém, em Guimarães, foi levado ao Hospital de Guimarães com suspeitas de gripe A (H1N1), tendo sido reencaminhado para o Hospital de S. João do Porto, para despistagem.


Nesse mesmo dia, a Universidade do Minho tomou um conjunto de medidas de prevenção, no sentido de serem eliminadas eventuais possibilidades de contágio. Essas medidas foram tomadas de acordo com as orientações da Direcção-Geral de Saúde (DGS), e em estreita coordenação com esta entidade.


A suspeita de infecção do estudante com o vírus H1N1 foi hoje confirmada ao início da tarde, não existindo, no momento, mais nenhuma suspeita de existência de outros casos na Universidade do Minho, nem em Guimarães, nem em Braga.


O aluno contagiado foi infectado em Espanha, no âmbito de uma deslocação que realizou a esse país, e encontra-se ainda no hospital. Todas as pessoas que privaram com o estudante durante o período de contágio, encontram-se a ser acompanhadas pela Universidade do Minho, de acordo com as instruções da Autoridade de Saúde de Guimarães.


Neste contexto, pede-se a toda a comunidade académica a compreensão de que não estamos perante uma situação que motive alarmismos, solicitando-se ainda a leitura atenta da apresentação dos sintomas e das orientações de prevenção que seguem em anexo.


De acordo com as orientações da DGS, caso algum aluno, docente ou funcionário apresente algum dos sintomas associados à gripe H1N1, deve contactar a Linha Saúde 24, através do telefone 808 24 24 24.


Carlos Silva
Serviços de Acção Social da Universidade do Minho





Medidas de Prevenção……………………………………………………………………………………………………………..download


Folheto…………………………………………………………………………………………………………………………………………download


Cartaz…………………………………………………………………………………………………………………………………………..download

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *