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Carro da Universidade do Minho bate recorde de consumo em Inglaterra




Dos 76 inscritos, somente dois carros eram Portugueses, distribuindo-se os restantes por sete países europeus. O carro da UMinho (EconomicUM) foi desenhado e construído no Departamento de Engenharia Mecânica, tendo sido desenvolvido ao longo de 4 anos. A equipa (BebUMlitro) obteve a 6ª posição (4ª com motor a gasolina) de entre os 33 que se classificaram (48 entradas), com 1565 km/L (0,064 L/100km).


 


A distância percorrida, que equivale a uma viagem até Paris, revelou-se um recorde conseguido pela equipa. De notar a melhoria (35%) entre a prova alemã (1162 km/L) e a inglesa, o que reflectiu o bom trabalho realizado no carro. Houve também melhoria relativamente ao ano passado, altura em que não chegámos aos 1500 km/L. A prova consiste em percorrer 7 voltas da pista de Rockingham a uma velocidade média de cerca de 25 km/h perfazendo 16 km, gastando o mínimo de combustível.


 


No final a classificação é dada em milhas por galão, medidas usadas em Inglaterra. Nos dois dias de prova podiam-se fazer 6 tentativas. A equipa BebUMlitro foi uma das 3 que realizaram 6 tentativas válidas sem problemas, o que mostra a fiabilidade do carro. O tempo esteve propício, com 30ºC e sol, o que ajudou ao desenrolar da competição.


 


O EconomicUM


O carro do DEM (EconomicUM) é um veículo aerodinâmico de 3 rodas com 70 cm de altura, fabricado em fibra de carbono. O motor é de 49 cm3 a gasolina, desenvolvido no DEM de modo a ter o máximo de rendimento (mínimo consumo). A injecção e ignição são controladas  electronicamente e o motor funciona segundo o ciclo Miller, um tipo de motor que foi desenvolvido no Laboratório de Motores num projecto suportado pela FCT. Partes do projecto foram realizadas por vários alunos de Engenharia Mecânica em projecto de licenciatura e de mestrado e alguns alunos de ERASMUS. Os pneus são especialmente desenvolvidos pela Michelin para esta prova, apresentando características de baixo atrito inigualáveis.


 


Este ano as melhorias centraram-se no controlo da injecção, da riqueza da mistura e na combustão no motor, tendo este ficado excepcionalmente eficiente. Embora a diferença para o carro vencedor ainda seja significativa, a nossa pior performance deve-se ao elevado peso (nomeadamente do piloto) e às grandes dimensões do veículo, que foi projectado para uma prova (circuito de Paul Ricard) onde os carros tinham tendência para capotar, pelo que foi desenhado bastante largo.


 


A equipa BebUMlitro


O projecto do veículo foi da responsabilidade do Prof. Heitor Almeida (infelizmente falecido). A maior parte do carro foi construído por Eduardo Pereira (antigo aluno da UMinho), o motor foi afinado por Rodrigo Melo, sendo Jorge Martins o chefe de equipa e o piloto. A iniciativa contou ainda com o apoio dos Serviços de Acção Social da UMinho, que providenciaram o transporte, tendo outros apoios vindo do Departamento de Engenharia Mecânica, da Escola de Engenharia da UMinho e da JASIL que tem produzido algumas peças ao longo dos anos. O projecto contou também com o apoio do Autódromo Vasco Sameiro de Braga, pela disponibilidade para os testes. Finalmente, a Câmara Municipal de Guimarães patrocinou também esta iniciativa, pelo que o carro apresentou-se com alusões a Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.

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