Publicado em Deixe um comentário

Colóquios do Centro de Física 2008/09


O Professor Miguel Castanho, Professor do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, é o próximo orador dos Colóquios do Centro de Física. A sessão, intitulada ?Paving the way from bench to bedside with molecular biophysics?, realiza-se, amanhã, dia 15 de Julho, no auditório da Escola de Ciências da Universidade do Minho, no Campus de Gualtar, em Braga.


Nesta apresentação vai ilustrar-se o modo como os conhecimentos de (bio)física fundamentais podem ser usados para desenvolver novos fármacos para uso clínico, em vez de de recorrer a métodos empíricos de teste de novas moléculas.


Existem vários exemplos de péptidos actualmente em diferentes fases de ensaio pela indústria farmacêutica: T20 (Enfuvirtide), inibidor do HIV-1; Omiganan, o primeiro péptido antimicrobiano a ser usado clinicamente. O conjunto acumulado de conhecimentos da química e (bio)física dos péptidos tende a favorecer a concepção racional de moléculas para objectivos terapêuticos, em vez do uso de métodos mais empíricos de alto desempenho (métodos high throughput). O BLV200704 é um desses exemplos: foi concebido a partir de conhecimentos fundamentais de (bio)física e mais tarde comprovou-se a sua eficácia em testes com cobaias. Além disso, o conhecimento do mecanismo elementar de acção de certos fármacos obtido por métodos físicos permite a melhoria desses mesmos fármacos. A sessão é aberta ao público e será proferida em Inglês.


Mais informações: www.fisica.uminho.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *