Publicado em Deixe um comentário

Investigação sobre Stress e Decisões publicada na revista Science




O estudo – “Chronic Stress Causes Frontostriatal Reorganization and Affects Decision-Making? – foi realizado por  Eduardo Dias-Ferreira e colaboradores, no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, sendo a equipa liderada por Nuno Sousa (ICVS) e Rui Costa (National Institutes of Health e Fundação Champalimaud).


O trabalho agora publicado tem importantes implicações em várias áreas. A demonstração de que o stress favorece decisões habituais tem impacto na etiologia de várias patologias neurológicas e psiquiatrícas, nomeadamente pertubações obsessivo-compulsivas e comportamentos aditivos. Contudo, as consequências deste achado ultrapassam os limites dos quadros patológicos, sendo relevantes para as nossas actividades diárias. O estudo permite compreender melhor quais os factores que influenciam os processos de tomada de decisão e, em particular, o modo como a exposição prolongada ao stress afecta os circuítos cerebrais que determinam as nossas (menos boas) decisões, na medida em que decisões que normalmente teriam em linha de conta as respectivas consequências, passam a ser baseadas em hábitos. Assim, em última análise, esta descoberta abre novas perspectivas para a modulação dos processos de decisão.


Neste momento, a equipa de investigadores está a explorar mecanismos moleculares e funcionais que estão na base deste achado, de forma a desenvolver no futuro novas estratégias com implicações nos processos de decisão, nomeadamente com finalidades terapêuticas.


 


 


Para mais informações


Prof. Doutor Nuno Sousa – Investigador Principal


Email: njcsousa@ecsaude.uminho.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *