Publicado em Deixe um comentário

EUCTaekwondo: UMinho na rota da medalhas










José Fernandes, atleta TUTORUM e aluno de Eng. Biomédica é o actual Campeão Europeu nos -68kg 

 

Modalidade Olímpica desde 2000, esta milenar arte marcial nascida no longínquo extremo oriente, mais precisamente na Coreia, tem na UMinho um lugar especial.

 

Nos anos mais recentes, a instituição minhota tem dominado por completo o panorama do Taekwondo nacional universitário. Fruto de uma boa relação com a melhor escola nacional (Konceito) de formação de atletas desta modalidade, a UMinho tem vindo a capitalizar-se, ano após ano, com a entrada nas suas licenciaturas dos atletas que procuram o seu desenvolvimento enquanto indivíduos, através de uma formação superior.

 

Neste momento, a academia minhota acolhe um atleta olímpico, Pedro Póvoa, um Campeão Europeu Universitário, José Fernandes, e acolherá já em Setembro, após o seu ingresso através do estatuto de alta competição, os atletas internacionais Nuno Costa e Rui Bragança.

 

Este “Poker de Ases” tem vindo há já alguns meses a treinar de forma intensa com um único objectivo em mente: a conquista de medalhas no Europeu Universitário.

 

Hugo Serrão, técnico da modalidade na UMinho e treinador deste grupo de elite, assume de forma clara que o trajecto efectuado pelos seus pupilos nos últimos meses flui para um único objectivo: as medalhas.

 






Hugo Serrão e o seu “Poker de Ases”

 

Segundo Serrão, a equipa está “muito motivada, muito forte e muito ambiciosa”. Apesar do discurso positivista, o técnico relembra no entanto que “as competições podem ser ingratas”.

 

Quando questionado acerca de quem seriam conjuntamente com os seus guerreiros, os mais fortes candidatos às medalhas, a resposta foi pronta: “Sem dúvida os países que trouxerem equipas completas tais como a nossa vizinha Espanha e depois teremos com certeza a Turquia, França, Holanda, Alemanha e Rússia. Espanha porque tem uma enorme tradição nesta modalidade,  já foram Vice-Campeões mundiais e Bi-Campeões da Europa, além de estarem mesmo aqui ao lado e para eles vai ser como “jogar” em casa. A Turquia porque tem Campeões Olímpicos e um nível interno fortíssimo. A França porque tem investido imenso no desenvolvimento do Taekwondo e são os actuais Campeões Europeus Juniores.  A Holanda também tem uma enorme tradição nesta modalidade e diversos Campeões Europeus e atletas Olímpicos. A Alemanha tem sempre uma equipa muito forte e homogénea pautada pelo equilíbrio que luta sempre por um lugar no pódio. A Rússia por ter ganho a 1ª Taça de Taekwondo Europeu organizado no ano passado em Moscovo”.

 

Com a UMinho a acolher no próximo mês de Dezembro esta importante prova internacional, o maior desejo para Hugo Serrão, para além da conquista de medalhas como é evidente, é que “os nossos alunos venham apoiar os nossos atletas intensamente. Assim estaremos ainda mais fortes!”

 

O UMdicas vai marcar presença nas bancadas do Pavilhão Universitário de Gualtar, onde vão decorrer os combates, apoiando os nossos ases, e realizando em directo através do website www.dicas.sas.uminho.pt a cobertura de todos os combates.

 

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *