Publicado em Deixe um comentário

Programa TUTORUM recebe novos alunos atletas de alta competição











Vindos de várias áreas do desporto, alguns deles têm já carreiras internacionais de sucesso.

 

O encontro decorrido pelas 13 horas serviu para que os responsáveis dos Serviços de Acção Social da UMinho (SASUM) e do Desporto pudessem transmitir informações relevantes sobre as medidas de compatibilização da prática desportiva de alto rendimento e a actividade académica na UMinho. Foram também apresentados aos atletas estudantes, os elementos do Departamento Desportivo e Cultural (DDC) responsáveis por este grupo, os quais terão como funções acompanhá-los e ajudá-los em tudo o que precisarem, para que atinjam o sucesso académico e desportivo.

 

Neste encontro os atletas ouviram dos responsáveis da Academia presentes, Administrador dos SASUM, Eng. Carlos Silva, Director do Departamento Desportivo e Cultural, Dr. Fernando Parente e do Subdirector Pedro Dias, que ”têm neles pessoas com as quais podem contar para os ajudarem na resolução dos problemas que possam surgir”, foram ainda informados de alguns dos benefícios que podem usufruir enquanto representantes da AAUMinho nas provas desportivas universitárias em que esta está inserida.

 

Uma das novidades anunciadas a estes alunos foi a atribuição a partir deste ano dos ”Prémios de mérito desportivo” para os alunos que alcancem resultados desportivos de relevância nas competições desportivas oficiais de âmbito nacional ou Internacional em representação da AAUMinho.

 

Estes serão apoios financeiros e terão acesso a estes, os alunos que obtenham resultados desportivos de excelência nos Campeonatos Nacionais Universitários, Campeonatos Europeus Universitários, Campeonatos Mundiais Universitários e Universíadas.

 

O objectivo é incentivar a obtenção de resultados desportivos de excelência através da representação institucional. O estudante da UMinho é elegível para o prémio se vencer uma medalha de ouro, prata ou bronze nas Universíadas, Campeonatos Mundiais Universitários ou Campeonatos Europeus Universitários ou então uma medalha de ouro nos Campeonatos Nacionais Universitários, sendo que o aluno terá que ter aproveitamento académico, a pelo menos 50% dos créditos em que esteve matriculado no ano lectivo que corresponde.

 

Os prémios serão: 100% do valor da propina em vigor no ano lectivo em que alcançou uma medalha, 75%, 50% ou 25% mediante a medalha arrecadada, todos receberão ainda um diploma que ateste a condição de bolseiro de mérito desportivo.

 

A Academia, no seguimento do que tem vindo a ser a sua política em relação ao desporto, visto como um complemento e potencialização da formação académica, factor indispensável na formação integral da pessoa humana, tem nos alunos que são atletas de alto rendimento, uma preocupação particular, que está expressa na necessidade de apoio tutorial. Para isso foi criado este Programa TUTORUM ”um sistema de apoio tutorial aos estudantes de alto rendimento desportivo matriculados na UMinho, criando-se a figura do docente responsável pelo seu acompanhamento, tendo a participação da Reitoria, Conselho Académico, Serviços Académicos e dos Serviços de Acção Social. Este programa visa prestar auxílio aos estudantes na resolução de problemas motivados pela participação em competições, estágios, treinos, de forma que estes estudantes possam conciliar a actividade académica com a exigente prática desportiva de alta competição”. O Programa rege-se pelo despacho RT-30/2005 e a sua aplicação iniciou-se no ano lectivo de 2005/06.

 

Pioneiro no Ensino Superior em Portugal o Programa TUTORUM, tem contribuído para que a universidade seja procurada por muitos dos atletas de alta competição que pretendem ingressar no ensino superior, apesar de não ser leccionado nenhum curso na área desportiva na nossa academia.

 

Assim fazem parte deste grupo: Joana Sousa atleta de Canoagem (OCV), Ana Rita Lopes atleta de Taekwondo (Enfermagem), Bruno Dias atleta de Andebol (C. Comunicação), Fábio Vidrago atleta de Andebol (Direito), Nuno Costa atleta de Taekwondo (Arquitectura), Filipe Miranda atleta de Hóquei em Patins (Eng.ª Biomédica), Nuno Rebelo atleta de Andebol (Eng.ª Biomédica), Aníbal Capela atleta de Futebol (Engª Electrónica e Computadores), Hélder Ferreira atleta de Ciclismo (Medicina), José Pedro Fernandes atleta de Taekwondo (Medicina), Rui Bragança atleta de Taekwondo (Medicina), Tiago Gomes atleta de Futebol (Medicina).

 

Ana Marques

 


(Pub. Out./2009)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *