Publicado em Deixe um comentário

Alunos da UMinho brilham no Mundial de Taekwondo







Como havíamos já noticiado previamente, três alunos da Universidade do Minho, Pedro Póvoa (Psicologia), José Fernandes (Medicina) e Eduardo Rodrigues (Eng. Gestão Industrial) foram seleccionados para representar as cores nacionais no último Campeonato do Mundo de Taekwondo.

 

Se para Fernandes e Rodrigues esta era a sua primeira vez a competir num mundial, para Póvoa esta seria a sua quarta presença num evento deste nível. O futuro psicólogo seria também ele o primeiro a ser posto à prova. Após uma série de três vitórias, uma das quais sobre um atleta coreano que era um dos favoritos ao ouro, Póvoa viu-se arredado da luta pelas medalhas ao perder por 7-6 frente a um atleta argentino. O nono lugar da geral, e melhor resultado de sempre do taekwondo nacional num mundial, estava no entanto assegurado.

 






 

Em declarações ao UMdicas, Pedro Póvoa confessava estar muito satisfeito com a sua prestação “a melhor de sempre num Mundial”, segundo o mesmo. A vitória sobre o atleta coreano, um dos favoritos ao ouro “é o reflexo do trabalho diário nos treinos na Universidade do Minho, e um incentivo para trabalhar cada vez mais e melhor”.

 

Para o Europeu Universitário que está ai já ao virar da esquina, Pedro não faz previsões, pois “tudo depende do sorteio”, apenas garante que irá dar o seu melhor na preparação diária, com vista a chegar à competição na sua máxima força. Algo que poderá ajudar a tal, é a possibilidade de já poder treinar com os novos coletes electrónicos usados neste tipo de provas.

 

José Fernandes e Eduardo Rodrigues, tiveram a sua estreia numa prova deste calibre, e conseguiram ambos uma classificação digna de registo: 17º lugar (convém recordar que em cada categoria de peso, tal como aconteceu com o Pedro Póvoa, estavam mais de 70 atletas).

 






 

José Fernandes venceu dois combates até ver a sua marcha travada por um atleta da Jordânia. O futuro médico no entanto mostrava-se muito satisfeito: “Fiz três combates, venci dois, o que para uma primeira vez é muito bom. Os meus níveis de confiança estão no máximo e o meu próximo objectivo é defender já em Dezembro o meu título europeu. Nessa prova, como em qualquer outra desse nível, tudo pode acontecer, mas vou entrar com tudo, e como já referi, a minha confiança está no máximo.”

 

Como podemos ver, a prestação dos atletas/estudantes da UMinho, todos eles inseridos no TUTORUM (programa tutorial da UMinho de apoio aos atletas de alta competição), foi brilhante, augurando uma prestação de alto nível no Europeu Universitário a realizar nos próximos dias 10, 11 e 12 de Dezembro na Universidade do Minho.

 

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *