Publicado em Deixe um comentário

É Fashion ser Engenheiro



 

                                                    Fotos disponiveis online na Galeria BIG





 


Na edição deste ano, houve várias novidades. Para além de procurar manequins, deu oportunidade de participação a um maior número de alunos, pois foram também seleccionados o apresentador(a) da grande final, os assessores de imagem e os colaboradores. A organização do evento teve ainda a colaboração da EDUCARte, uma associação já com experiência no mundo da moda.

 

O concurso, no total, teve a duração de dois meses. Os 300 inscritos tiveram que passar por oito pré-selecções e quatro castings, até ser definido o grupo dos catorze finalistas. Os castings tiveram lugar no Sardinha Biba, no BA de Braga e na Recepção ao Caloiro´09.

 






 

Segundo Filipa Tinoco Martins, Vice-Presidente do Departamento de Saídas Profissionais da AAUM, os alunos aderiram ao evento e com diferentes intuitos. “Este foi um dos mais participados University Fashion. Em geral, os alunos inscreveram-se por diversão, para conhecer novas pessoas, no entanto, tivemos vários inscritos que já tiveram algum contacto com a moda, tais como desfiles ou sessões fotográficas.”

 

O grupo final era composto por sete manequins masculinos e sete manequins femininas. Nuno Fonseca, Rui Leite, Tiago Cruz, Nuno Quelhas, Ricardo da Silva, Diogo Gonçalves e Ricardo Otero compunham o grupo masculino, ao passo que Rafaela Thomaz, Cláudia Feliciano, Carina Gonçalves, Bruna Lindenmeyer, Mónica Borges, Iryna Lehka e Mariana Antunes completavam o grupo feminino.

 






 

Antes de brilhar, na grande final, estes catorze estudantes passaram por uma fase de formação intensiva. Entre os dias 24 e 28 de Outubro, estiveram reunidos numa residência, onde trabalharam exaustivamente conteúdos ligados a áreas como Psicologia, educação não formal, técnicas de palco, entre outras.

 

Uma vez chegada a grande final, foi o momento de colocar em prática o trabalho dos dias anteriores. Os catorze finalistas desfilaram com roupas de conhecidas marcas, passando por várias fases, desde as roupas mais desportivas até à roupa interior. O evento contou ainda com a sensualidade do tango de Fernando Jorge e Alexandra Baldac e com o bom humor de João Seabra.

 






 

Depois de vários desfiles, o júri tomou a sua decisão. A vitória sorriu a Ricardo Otero (Engenharia Civil, 2º Ano) e a Mariana Antunes (Engenharia Biológica, 1º Ano). O vencedor masculino não é estreante nestas andanças. Já trabalha como manequim profissional, está agenciado na Best Models e tem como pretensão conciliar a engenharia com a moda, que considera um “hobby”. A participação neste evento já estava, há muito, no seu horizonte. “Quando me convidaram para participar, já tinha pensado nisso, uma vez que já participei na edição do ano passado.”

 






 

Já a vencedora feminina deu uma resposta elucidativa, quando questionada acerca do motivo da participação. “Logo que me matriculei, quase me “obrigaram” a entrar”… Afirmou já ter feito alguns desfiles, sempre em âmbito escolar, e não descarta a possibilidade de fazer carreira no mundo da moda.

 

Filipa Tinoco Martins considerou, no final, que o evento está a cimentar uma posição, no panorama académico. “Penso que com empenho, dedicação e profissionalismo de toda uma equipa de trabalho, vai ser mais fácil levar longe o University Fashion. Esta foi a terceira vez que estive presente na organização do evento e noto que, com o passar do tempo, as pessoas começam a familiarizar-se com a actividade em si. Se o trabalho realizado for reconhecido pela produção, pela equipa de finalistas e pelos espectadores, então, o caminho para o sucesso está traçado”

 






 

Foi, sem dúvida, uma noite de muita beleza, que deu ao pavilhão desportivo do Campus de Azurém um glamour muito característico. Agora, resta esperar pelo próximo ano.

 

 

 

Texto: João Dias

 

Fotografia: Nuno Gonçalves


 

(Pub. Out./09)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *