Publicado em Deixe um comentário

UMinho e AAUM vencem Prémio de Mérito Desportivo







Fernando Parente (UMinho) Pedro Soares (Presidente AAUM) e Mário Teixeira (Confederação de Desporto de Portugal)


Foram ainda entregues os prémios para os melhores desportistas do ano, numa cerimónia organizada pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP) no passado dia 29 de Outubro, no Casino do Estoril.

 

A Gala do Desporto é o ponto alto do desporto nacional que premeia os melhores desportistas do Ano e onde se presta homenagem aos campeões do Mundo/Europeus do último ano.

 

O Desporto Universitário não foi esquecido nesta Gala Nacional, e esteve mesmo em destaque. Para além da atribuição do Prémio de Mérito Desportivo à UMinho e AAUM foi ainda homenageado o atleta de Teakwondo da UMinho, José Fernandes pela conquista da EUSA Cup em Dezembro de 2008, e os atletas universitários Nelson Évora e Sara Moreira pela conquista das medalhas de ouro nas Universíadas.

 

O Prémio de Mérito Desportivo e a partilha deste pelas duas entidades surgiu por indicação da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), que segundo o tema proposto pela CDP ”Acreditar na Formação” achou por bem nomear em partilha UMinho e AAUM.

 

Reconhecendo todo o historial das entidades em participações e organizações desportivas, bem como a importância dada por estas às actividades desportivas e aos seus praticantes como fundamental para a formação integral da comunidade académica. Sendo de destacar o apoio dado ao praticante desportivo através da exigência de um estatuto de atleta-estudante e ao atleta de alta competição através do programa TUTORUM. Para além destas vertentes, a UMinho muito tem investido em infra-estruturas desportivas, bem como garantindo a presença dos seus elementos em diversas acções de formação como prelectores/oradores pela elevada experiencia e prestigio.

 

Com este prémio as entidades minhotas vêm assim reconhecido todo o investimento que tem vindo a ser feito no desporto nestes últimos anos e pela quantidade de praticantes desportivos envolvidos regularmente nas actividades proporcionadas pelos Serviços de Acção Social e Associação Académica.

 

O espectáculo foi abrilhantado com música e pelo humorista Nilton, enquanto se aguardavam os resultados. Terminadas as votações e contados os votos, a Gala do Desporto premiou ainda, como Atleta Masculino do Ano, Nélson Évora (atletismo), Atleta Feminina do Ano Michelle Brito (ténis), Treinador do Ano, João Ganço (atletismo), Jovem Promessa, Joana Vasconcelos (canoagem), e o prémio de Equipa do Ano foi para a Selecção Nacional de sub-23 (triatlo).

 

Ana Marques

 


(Pub. Nov/09)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *