Publicado em Deixe um comentário

Estreia vitoriosa do futsal masculino







Para este encontro inaugural da Fase de Apuramento, o treinador Pedro Palas teve de antemão uma situação delicada e algo caricata. Dos três guarda-redes inscritos na competição nenhum estava apto, encontrando-se todos lesionados. Por isso, de maneira a contornar este infortúnio, a sua opção para a baliza recaiu sobre um jogador de campo, tendo sido Marrocos o eleito.

 






 

Desta forma, os cinco escolhidos para iniciarem a partida foram o “guarda-redes” Marrocos, Ferrugem, José Magalhães, Luís Resende e Serginho. Os primeiros minutos revelaram a clara supremacia da AAUMinho em termos tácticos, mas, com o passar dos minutos, as oportunidades criadas não se transformavam em golos.

 

Com a ausência de um guarda-redes nato, os minhotos demonstravam alguma preocupação acrescida em defender a sua baliza. Assim, a primeira metade acabou por ser algo equilibrada e registou um empate sem golos.

 






 

Segunda parte com muitos golos

 

Na segunda parte, os universitários continuaram a actuar num sistema 4×0. Porém, com o intuito de não arriscarem demasiado, recuaram um pouco a linha defensiva e passaram a defender a meio-campo.

 

A postura táctica surtiu efeito e, aos 25 minutos, após um remate cruzado, o atleta aveirense desviou a bola com a mão dentro da área. O árbitro assinou grande penalidade que Ferrugem não desperdiçou. Dois minutos mais tarde, foi a vez de Luís Resende, numa boa iniciativa individual, passar pelo guarda-redes e fixar o resultado em 2-0.

 






 

A partir daí, a AAUAv tornou-se mais perigosa e acabou mesmo por fazer dois golos e empatar a contenda. Primeiro, aos 31 minutos, na sequência de um remate que desviou em José Magalhães e, no minuto seguinte, após um longo lançamento que, desviado de cabeça, ludibriou o ?guarda-redes? Marrocos.

 

A vantagem recaiu por mais uma vez para os minhotos quando, aos 35 minutos, após um canto estudado, Ferrugem rematou ao segundo poste e Serginho apareceu livre para concluir. Os aveirenses no entanto não baixaram os braços e, no minuto seguinte, conseguiram empatar.

 






 

A três minutos do fim, ambas as equipas já haviam atingido as cinco faltas, sendo este o limite para a marcação de livres directos. Isto deixava o resultado final em aberto, podendo a vitória premiar qualquer um dos lados. A AAUMinho soube aproveitar melhor esta situação e beneficiou de duas oportunidades para marcar. José Magalhães falhou a primeira tentativa, contudo, na segunda, fez o quarto golo que deu o triunfo aos minhotos.

 

Apesar de não terem realizado um jogo de grande nível, como já o fizeram em outras ocasiões, os atletas da AAUMinho conseguiram o mais importante, isto é, os três pontos. Além disso, tal como é natural em todos os inícios de época, a equipa universitária para 2009/2010 ainda está a formar-se e o entrosamento dos novos atletas leva o seu tempo.

 






 

No outro jogo do grupo, a Associação Académica de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) recebeu e venceu por 4-2 a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). Esta última é a próxima adversária dos nossos estudantes. O encontro realizar-se-á no dia 25 de Novembro, às 21 horas, na Covilhã.       

 

 

Texto: EDUARDO RODRIGUES


 

Fotografia: Nuno Gonçalves


 

 

(Pub. Nov./2009)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *