“
Nos dias 26 e 27 de Novembro a equipa de futebol da AAUM, participou no I TA que se realizou na cidade de Viseu. O quadro competitivo contemplava dois grupos de quatro equipas, ficando a equipa do Minho no Grupo A com a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (AEISCAC).
No Grupo B ficaram as equipas do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), actual campeã nacional, a equipa da Associação Académica de Coimbra (AAC), a Associação Académica da Universidade do Algarve e a equipa da casa (AAUAlg), a Associação Académica o Instituto Politécnico de Viseu (IPV).
A AAUM apresentou-se no primeiro jogo com oito jogadores novos na equipa titular comparativamente à equipa que apresentou no último TA, restando apenas os capitães de equipa, João Oliveira (Agostinho) e José Ferreira (Mota), Sérgio Fernandes (que iniciaram o jogo como titulares) Geovani Alves, Luís Carvalho, Vitor Veiga, Bruno Fernandes e o regressado João Silva (Messi).
O primeiro jogo foi muito importante assim como difícil para a equipa da AAUM, pois com a equipa totalmente remodelada defrontava uma excelente equipa da AAUBI (que atingiu o 4º lugar do TA). A equipa muito bem liderada pelo capitão de equipa João Oliveira, controlou desde o inicio o ritmo da partida demonstrando a ambição da equipa e os objectivos a que se tinha proposto.
Os minhotos marcaram no inicio da primeira parte por intermédio de Sérgio Fernandes no seguimento de um pontapé de canto. A AAUM a jogar em 4-4-2 e com Óscar e Cidálio a criar sempre muito perigo na frente, controlava o jogo quando a AAUBI fazia o empate. Apesar do golo sofrido a equipa comandada pelo Treinador Michael Ribeiro, não se deixou impressionar e Cidálio num canto e Óscar num excelente lance individual fixaram o marcador em 3-1 para a AAUM no primeiro jogo do grupo A.
No segundo jogo, os minhotos defrontaram a equipa de AAAveiro, e venceram por 3-2. Como o resultado indica, foi um jogo muito emotivo e equilibrado. A equipa do Minho, esteve sempre em desvantagem no marcador mas conseguiu sempre empatar e virar o resultado a seu favor.
A AAUM sofreu um golo logo no inicio da partida, apesar disso reagiu e conseguiu empatar por intermédio de Óscar. Os minhotos balancearam-se assim para o ataque criando várias ocasiões de perigo que a defesa de Aveiro ia evitando ou o guarda-redes defendendo. Apesar do crescente domínio da AAUM foi a equipa de Aveiro que marcou num rápido contra-ataque voltando outra vez para a frente do marcador. Encontrando-se mais uma vez em desvantagem, a equipa do Minho, não desistiu e mostrou que estava para lutar até ao fim e deixar tudo em campo pela vitória. Bruno Fernandes num canto deu expressão a essa vontade e empatou o jogo para a AAUM. Com o jogo empatado a 2-2, a equipa liderada por Michael Ribeiro, remetia e encostava cada vez mais os Aveirenses para a sua baliza, e Mota, num lance genial dá justiça ao resultado colocando a equipa da AAUM em vantagem no marcador pela primeira vez, com um grande golo de fora da área sem hipóteses de defesa para o guardião adversário. Um grande golo para um grande jogo da equipa da AAUM. 3-2 foi o resultado final que praticamente carimbou o passaporte para as meias-finais no TA.
O terceiro e último jogo da fase de grupos realizou-se no segundo dia de competição. A equipa minhota defrontou a equipa de Coimbra que precisava de uma vitória para passar às meias-finais. Como nos jogos anteriores a equipa da AAUM entrou muito concentrada e disposta a vencer. Controlou o jogo impondo o ritmo que mais lhe convinha, pois teria mais dois jogos (meias-finais e final) nesse mesmo dia. O domínio e supremacia seriam materializados por golo de grande penalidade convertido por Mota.
Alcançado o primeiro lugar do grupo a equipa da AAUM teria pela frente na meia-final a equipa de Viseu. A outra meia-final seria disputada entre AAC e AAUBI.
Os minhotos entraram muito concentrado na partida criando mesmo a primeira oportunidade de perigo logo nos primeiros minutos por intermédio de Ricardo (excelente jogo) que isolado frente ao guarda-redes tentou fazer o ?chapéu? mas saiu um pouco por cima. Este lance pode resumir o restante jogo, com a equipa do Minho a criar inúmeras situações de golo e a equipa de Viseu a remeter-se à sua defesa.
Ao intervalo o resultado mantinha-se ainda inalterado mas sempre com o ascendente da equipa do Minho. A segunda parte iniciou como a primeira parte, Bruno Fernandes a poder inaugurar o marcador, mas teve pela frente um excelente guarda-redes do IPV. Até ao fim da partida a AAUMinho tentou inaugurar o marcador, mas debateu-se com uma equipa adversária remetida à sua defesa à espera das grandes penalidades.
O-O foi o resultado no fim dos 60 minutos?que levou à marcação das grandes penalidades, onde os minhotos não tiveram sorte. Tiago Marques ainda defendeu um penalty, mas o guarda-redes do IPV com duas defesas levou a sua equipa à final do I Torneio de Apuramento.
Na outra meia-final a AAC levou de vencida a equipa da AAUBI por 3 bolas a zero.
Após a meia-final, a equipa minhota disputou o 3º e 4º lugar do torneio completamente exausta, pois tinha disputado 2 jogos em menos de 3 horas! Apesar do cansaço e da frustração da meia-final, os atletas da AAUM voltaram a dar uma prova do seu empenhamento e crença no objectivo que querem alcançar e venceram a AAUBI por 1-O em mais um grande golo de Mota após uma brilhante jogada individual.
A Associação Académica de Coimbra foi a vencedora do torneio, ficando Instituto Politécnico de Viseu em 2ºlugar e a Associação Académica da Universidade do Minho em 3ºlugar.
Michael Ribeiro, técnico da formação da AAUM revelou que o objectivo “era vencer o torneio e que perder uma meia-final nas grandes penalidades é uma frustração enorme. Apesar disso a equipa esteve muito bem, estamos numa nova fase, com uma equipa praticamente nova. Temos excelentes jogadores que mostraram neste torneio toda a sua qualidade, força de vontade e espírito de sacrifico. Pretendíamos chegar à final e vencer o torneio, mais uma vez foram as grandes penalidades a traçarem o nosso destino. Conquistamos o 3º lugar, e em Março estaremos na luta pelo nosso grande objectivo. Aos jogadores os meus parabéns, foram verdadeiros campeões e demonstraram que somos uma equipa unida que sabe o que quer e onde quer chegar…a eles o meu forte abraço.”
Texto: Redacção
(Pub. Nov./2009)
“