Publicado em Deixe um comentário

Futsal feminino arrisca o não apuramento para o CNU








 

Tal como nos anos anteriores, o modelo competitivo contemplou uma fase de grupos, à qual se seguiram as meias-finais, a grande final e o jogo de atribuição do último lugar do pódio.

 

No Grupo A alinhavam, juntamente com a AAUM, a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro (AAUTAD). Associação Académica de Coimbra (AAC), Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e Instituto Politécnico de Leiria (IPL) constituíam o grupo B.

 






 

No primeiro dia de competição as equipas disputaram a passagem às meias-finais. A formação minhota entrou mal no torneio, com uma derrota por 6-0 frente à AAUBI. As atletas da AAUM mostraram-se nervosas em campo, e a falta de entrosamento entre as jogadoras foi fatal para a equipa de Anselmo Calais. A experiência e a cultura táctica e técnica das atletas da casa ajudaram-nas a dominar o jogo, no qual a UMinho praticamente só defendeu. No final do jogo, o treinador Minhoto reconheceu as dificuldades da sua equipa em “aguentar a pressão alta das adversárias” assim como em “acompanhar o ritmo de jogo” da formação da Covilhã.

 






 

Ao final da manhã a UBI estava apurada para as meias-finais, tendo vencido, no jogo inaugural, a UTAD (2-0), e a UMinho via-se obrigada a vencer o seu segundo e último confronto do dia. O jogo decisivo disputou-se num ritmo lento. As atletas minhotas entraram confiantes e chegaram ao intervalo a vencer por 2-1. Na segunda parte assistiu-se a uma quebra de ritmo da formação do Minho e o jogo terminou empatado a duas bolas. Resultado favorável à UTAD que seguiu em frente.

 

AAUBI, AAUTAD, AAC e IPL foram as formações que passaram à segunda fase do torneio. Na primeira meia-final, a AAUBI foi derrotada na marcação de grandes penalidades pelas atletas do IPL, após um empate sem golos. A Académica venceu a formação da UTAD por 2-0 e garantiu presença na grande final.

 






 

No final do torneio a Académica arrecadou o ouro, vencendo o IPL por 4-3. Enquanto a formação da UBI subiu ao último lugar do pódio, tendo vencido a AAUTAD por uns expressivos 6-1.

 

Apesar de a missão estar agora mais complicada permanece a vontade da formação minhota em lutar, no próximo torneio de apuramento, por um lugar no campeonato nacional universitário.

 






 

Filipa Fernandes, atleta da equipa minhota, admitiu uma certa “falta de coesão na defesa”, mas falou ainda em “falta de sorte” no último jogo. Contudo, a atleta continua confiante no apuramento, “estou convicta que a união que tanto caracteriza a nossa equipa vai levar-nos a alcançar um bom resultado no próximo open, de forma a passarmos!”

 

 

Texto e Fotografia: Francisca Fidalgo

 

 

(Pub. Dez./2009)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *