Publicado em Deixe um comentário

EUTC2009: Pedro Póvoa vence Rui Bragança em final à moda do Minho







 

A história deste combate de final é simples: Póvoa e Bragança empataram no tempo regulamentar e no tempo extra um ataque de Bragança correu menos bem, não tocou em Póvoa pelo que o comité de árbitros atribuiu a vitória ao olímpico Pedro Póvoa.

 

Antes de saírem do tatami houve ainda tempo para um momento de verdadeiro fair-play e amizade: Pedro Póvoa pegou Bragança ao colo.

 

Até à final Pedro Póvoa teve de vencer ( 12-2) o espanhol José Franco das Ilhas Balneares. Já Rui Bragança teve de deixar pelo caminho o alemão Sasan Dalirnejad da Universidade de Mainz (8-1) e o espanhol Ruben Moreno da Universidade Autonoma de Madrid (7-5). Com golpes certeiros e uma rapidez nos desvios dos adversários Póvoa e Bragança não sentiram muitas dificuldades até à final.

 






 

O dia teve ainda outra final masculina na qual o alemão Christoph Lehman venceu Ramon Valencia da Universidade da Corunha em 80-87kg, uma final também atípica já que o espanhol foi desclassificado com excesso de sanções. 

 

Femininos

 

Em femininos hegemonia espanhola. Das oito finais disputadas cinco foram vencidas por atletas do país vizinho. Nas diferentes categorias apenas houve uma presença portuguesa, foi ela Ana Rita Lopes da UM mas que saiu derrotada frente à russa Yulia Kochetova  (8-3)  em 53-57kg.

 






 

Na categoria feminina menos 46kg assistiu-se a uma final espanhola e teve como vencedora Elaia Tronco da Universidade Politécnica de Madrid derrotou Cristina Neira da Universidade de Vigo por (10-0).

 

Na classe 46-49kg Svetlana Igumenova da União Russa de Taekwondo alcançou o ouro ao vencer na final (20-2) a espanhola Vanessa Vidal da Universidade Santiago Compostela.

 

Já em 49-53kg Suvi Mikonen da Universidade Politécnico de Madrid venceu Rebeca Torrado da Universidade de Vigo por 6-2.  

 

Em 57-62kg Lara Martinez da Universidade de Vigo venceu após prolongamento a alemã Helene Weingart da Universidade BA Weingarten (6-5). 

 

A categoria 62-67kg teve mais uma final espanhola e aí Noelia Bravo da Universidade Santiago Compostela levou a melhor frente a Lua Devesa da Universidade de Vigo por (6-4).

 






 

Em 67-73 a medalha de ouro vai para a alemã Melda Akcan da Universidade de Ansbach que venceu Sara Martinesda Universidade de Vigo, pois a espanhola foi desclassificada por ?KO? que significa no Taekwondo dar um pontapé não permitido.

 

Por fim em + 73kg a espanhola Ilena Cruz da Universidade de Vigo venceu por (4-3)a russa Valentina Saltykova da União Russa de Taekwondo.

 

Este primeiro dia de Taekwond terminou com a entrega das medalhas aos vencedores. Para amanhã estão reservadas as restantes finais.

 

 

Texto:  Luciana Silva e José Carlos Bragança

 

 

(Pub. Dez./2009)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *