Publicado em Deixe um comentário

EUTC2009: Fúria espanhola com metade das medalhas no Europeu Taekwondo







José Fernandes, aquele onde as esperanças eram maiores face ao título de campeão europeu universitário que envergou durante a competição, ficou-se pelas meias-finais ao cair perante David Benitez da Universidade de Vigo (17-14), na categoria 63-68kg. Esta classe foi vencida por Cesar Puerta do Politécnico de Madrid que bateu na final o carrasco de José Fernandes por 13-0.

 

Já a categoria -54 teve apenas um único jogo – o da final – e teve como vencedor o russo Alexey Lukyanov da União Russa de Taekwondo que venceu o alemão Julian Akich (19-5).

 


 

Mais renhida foi a vitória do campeão do mundo absoluto Joel Gonzalez da Universidade Politécnica da Cartagena. O espanhol venceu a final na secretaria, isto depois de no tempo regulamentar o empate com o alemão Konstantinidis a 12 pontos ter prevalecido. Nota ainda para a forma como Joel Gonzalez carimbou a passagem à final: nas meias-finais deixou KO o compatriota Bruno Fernandez da Universidade de Vigo, quando Fernandez vencia e faltavam 7segundos para terminar o encontro.

Nesta classe faltou um “bocadinho” a Nuno Costa da UM para chegar à final. Contudo o aluno da UM caiu nas meias-finais com Konstantinidis (12-11).

 






 

Menos controversa, mas muito emocionante foi a categoria 68-74kg onde o espanhol Cristian Giebeles venceu o russo Norotkov (10-9). Nesta categoria houve um português a concorrer, foi o minhoto Eduardo Rodrigues que caiu aos pés do russo Norotkvo nas meias-finais ao perder por 12-3. Mais discreta foi a passagem de Heribar Estrela da Universidade do Porto que caiu logo no primeiro combate frente ao altleta da Corunha Gabriel Lopez (16-5).

 

Em 74-80kg foi o alemão Sebastian Lehmann da Universidade de Frankfurt a levar o ouro para a terra da cerveja com a vitória na final frente ao espanhol Dario Brutcher da Universidade de Vigo (13-5). Esta categoria não correu da melhor forma para os portugueses: João Fernandes da UM perdeu com Dario Brutcher e igual sorte teve Daniel Soares da Universidade de Aveiroque não evitou a supremacia do espanhol Hugo Hemme (16-4).

 






 

Por fim teve lugar a final de +87kg, onde Pablo Espinosa da Universidade de Vigo viu-se ?grego? para vencer Adran Esteban da Universidade de Castilla La Mancha (7-6).

 

O pano caiu sobre o 1º Campeonato Europeu Universitário com a entrega de medalhas aos vencedores.                   

                                                   

Texto: Luciana Silva e José Carlos Bragança

 

Fotografia: Nuno Gonçalves

 

 

(Pub. Dez./2009)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *