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Seminário sobre acessibilidades e desafios na promoção do Ensino Superior inclusivo




O encontro será subordinado ao tema “As Acessibilidades e os Desafios para a Promoção do Ensino Superior Inclusivo” e contará com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, e do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Pretende-se promover o intercâmbio de informação sobre o tema da inclusão dos estudantes com deficiência ou necessidades especiais no Ensino Superior.


Durante o encontro será ainda assinado um acordo de colaboração entre Instituições de Ensino Superior Público e o Instituto Nacional para a Reabilitação, visando proporcionar serviços de melhor qualidade aos estudantes com deficiência, promover o desenvolvimento de iniciativas conjuntas e a racionalização de recursos. Um levantamento nacional feito por um subgrupo do GTAEDES, refere que, no ano lectivo de 2006/07, foram identificados 816 estudantes com necessidades especiais (79% estavam no ensino superior público e 21% no privado). Este número foi obtido pelas respostas de algumas IES, podendo o número real de estudantes com necessidades especiais ser muito superior. De acordo com a DGES, o número de estudantes que ingressou, nesse ano, pelo contingente especial para estudantes com deficiência rondava os 600. Por esta razão, o Seminário será uma importante oportunidade de partilha e de debate, quer para técnicos, professores e estudantes do Ensino Superior, quer para os potenciais candidatos a este nível de ensino, para os seus pais, professores e outros profissionais que lidam de perto com o tema em foco.



A propósito de Universidade Inclusiva …

O conceito de deficiência está em evolução e os estudantes que procuram serviços de apoio nas Instituições de Ensino Superior (IES) para fazer face às suas dificuldades constituem, cada vez mais, um grupo diversificado: já não são apenas aqueles que apresentam deficiências auditivas, visuais e motoras, mas também os que apresentam necessidades especiais decorrentes de doenças crónicas, doenças do foro psiquiátrico e até problemas de leitura e escrita. As necessidades para as quais os estudantes solicitam apoio respeitam, entre outras, a medidas relativas à frequência, avaliação, acessos físicos e acesso à informação. Até ao momento, cada IES respondeu às necessidades destes públicos em função da sua própria iniciativa e da sua dinâmica institucional. A Universidade do Minho está atenta à sua vertente de Universidade Inclusiva, desenvolvendo um vasto conjunto de acções de apoio aos estudantes com deficiência ou necessidades especiais e de sensibilização da comunidade académica.

 

Sobre o GTAEDES

O Grupo de Trabalho para o Apoio a Estudantes com Deficiências no Ensino Superior foi formalizado em Julho de 2004 e conta com a participação da Universidade de Coimbra, a Universidade de Lisboa (Reitoria, Faculdade de Letras, Faculdade de Ciências), a Universidade do Porto, a Universidade Técnica de Lisboa, a Universidade de Aveiro, a Universidade do Minho, a Universidade de Évora, a Universidade dos Açores e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, bem como de um representante da DGES (Direcção-Geral do Ensino Superior) e da UMIC (Agência para a Sociedade do Conhecimento), e de observadores, nomeadamente a Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Politécnico de Leiria.

O GTAEDES tem entre os seus objectivos a partilha de experiências profissionais e a difusão de informações inter-serviços relevantes para a melhoria do funcionamento; a definição de orientações que estabeleçam uma política de acção comum; e o desenvolvimento de normas para os serviços que apoiam estudantes com deficiência, com vista ao desenvolvimento, valorização, reconhecimento, consolidação e reforço da qualidade dos serviços prestados.


(Pub. Jan/2010)

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