Publicado em Deixe um comentário

A melhor participação de sempre da UMKarting na TIT







 

O Campeonato de Karting da Universidade do Minho, mais conhecido como UMKarting, disputa durante o corrente ano lectivo a sua décima segunda edição. A UMKarting esteve representada em todas as oito edições da TIT. Neste artigo resume-se a sua participação nessas seis edições e um resumo da última edição disputada no dia 30 de Janeiro de 2010, no Kartódromo Internacional de Palmela.

 



















































Ano

Kartódromo

Pilotos UMKarting

Classificação final

Troféu vencedor

2003

Cabo do Mundo

Luís Cunha Rúben Azevedo Miguel Brito

Luís Gachineiro Cacilda Moura Miguel Aragão Mário Rui Pereira

5º em 6

Ases Pelos Ares

2004

Batalha

Luís Cunha

Luís Gachineiro Miguel Brito Carlos Brito Jorge Azevedo Luís Mota

9º em 15

Clube BCP

2005

Batalha

Luís Cunha

Luís Mota

João Moreira

Jorge Azevedo

Nuno Malheiro

8º em 18

Funkart

2006

Leiria

Jorge Azevedo

João Moreira

Luís Cunha

Miguel Brito

Pedro Vidinha

Rúben Azevedo

6º em 15

Funkart

2007

Baltar

João Moreira

Pedro Vidinha

Miguel Brito

Victor Fernandes

Luís Cunha

Rúben Azevedo

11º em 18

Ases pelos Ares

2008

Viana do Castelo

João Moreira

Luís Cunha

José Moreira

Victor Fernandes

Carlos Dias

Jaime Teixeira

5º em 20

Clube Millenium BCP

2009

Fátima

Luís Cunha

Victor Fernandes

Carlos Dias

José Moreira

Ljuís Gachineiro

7º em 20

Clube Millenium BCP

 

Nesta 8ª edição da TIT, disputada no kartódromo de Palmela, estiveram presentes 22 troféus nacionais, cada um deles representado pelos seus 6 melhores pilotos. Os representantes da UMKarting foram os primeiros classificados do campeonato 2008/09: Luís Cunha, João Carlos Moreira, Vítor Fernandes, Reinaldo Fonseca, José Moreira e Carlos Dias.









Pilotos que representaram a UMKarting na Taça Inter-troféus. Sentado no kart, José Moreira, em segundo plano da esquerda para a direita, Reinaldo Fonseca, João Carlos Moreira, Luís Cunha, Carlos Dias e Victor Fernandes.

 

Refira-se que o esquema da prova consistiu em 5 mangas de classificação em que os 16 primeiros classificados tiveram participação garantida nas meias-finais. Os restantes, disputaram 2 mangas de repescagem em que os 10 primeiros garantiriam o preenchimento dos restantes lugares vagos das meias-finais. Os 6 primeiros das meias-finais tiveram acesso directo às finais A e os classificados entre o 6º e o 12º tiveram acesso à final B.

 






 

Todos os pilotos da UMKarting se classificaram directamente para as meias finais.

 

Na meia-final A Luís Cunha partiu da 8ª posição da grelha. Fez uma boa partida e consegui ao longo da corrida ganhar 4 posições, terminando em 4º lugar, tendo acesso imediato à final A.

 

A meia-final B o Victor Fernandes, teve de sua parte uma prova muito regular, mas a impetuosidade excessiva dum piloto retirou-lhe a possibilidade de se classificar para qualquer das finais. 

 

A meia-final C contou com a participação do José Moreira e do Carlos Dias. José Moreira tinha a tarefa mais complicada por ter uma posição recuada na grelha de partida, mas de qualquer modo com capacidade mais que suficiente para atingir pelo menos a final B. Carlos Dias, partindo de 7º acalentava justificadas esperanças em conseguir ganhar pelo menos um lugar, o que lhe permitiria atingir a final A. Lamentavelmente esta meia-final foi disputada muito agressivamente e ambos os pilotos UMKarting foram forçados a ficar em posições sem acesso directo a qualquer final.

 


 

A última meia-final contava com João Carlos Moreira e Reinaldo Fonseca. Ambos partiam de posições que lhe permitiam acalentar algumas esperanças de atingir finais, mas as duas meias-finais anteriores, aconselhavam mjuita cautela. Foi uma corrida muito disputada. Numa fase da corrida, Reinaldo e João Carlos rolavam em 3º e 4º respectivamente, mas as trocas de posição foram uma constante ao longo da prova. No final, João Carlos conseguiu o 2º lugar e Reinaldo o 5º. Ambos com acesso à final A Pela primeira vez na história da Taça Inter-troféus, a UMKarting colocou 3 pilotos entre os 24 participantes da final A.

 

Já era noite quando a final A foi disputada. Corrida muito intensa em que os pilotos da UMKarting partiram de 8º, 13º e 18º e conseguiram, com muita luta alcançar os seguintes lugares: João Moreira 6º, Luís Cunha 13º e Reinaldo Fonseca 17º.

 


 

No final do dia o troféu vencedor foi a FUNKART, que conquista o título pela 3ª vez, seguida pelo Millenium BCP e pelo VírusKart. A UMKarting obteve a melhor posição de sempre, o 4º lugar entre os 22 participantes e foi a melhor do Norte de Portugal.

Texto: Luis Cunha


(Pub. Jan/2010)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *