“
Ambas as equipas partiram para este duelo invictas, com 6 pontos ganhos e dividindo a liderança da competição. Apesar da grande expectativa que se poderia criar ao redor desta partida, qualquer resultado que se fixasse não sentenciaria a passagem ou não de uma das equipas à próxima fase, até porque ainda faltam 3 jogos para o término desta primeira fase. No entanto, quem vencesse dava um grande passo para o apuramento.
O treinador Pedro Palas escolheu para iniciar a partida o guarda-redes Skat, Ferrugem, José Magalhães, Serginho e Luís Resende. No que se refere à postura defensiva, ambas as equipas procuraram manter-se um pouco acima do meio-campo. Já no requisito ofensivo, a AAUMinho repetiu o seu sistema habitual (4×0), enquanto a AAUTAD procurou explorar mais o jogo directo, com a utilização de um pivô.
Os minhotos não registaram um bom inicio de jogo e demonstraram, principalmente, algumas fragilidades defensivas pouco habituais. Logo aos 3 minutos, a AAUTAD chegou ao primeiro golo, através de um remate ao segundo poste, onde apareceu um trasmontano sozinho para concluir. E, aos 5 minutos, surgiu o 2-0 na sequência de uma rápida transição defensiva.
A partir daí, os atletas da AAUMinho “acordaram” e passaram a dominar completamente o encontro. Criaram inúmeras oportunidades para diminuir a vantagem, contudo, a falta de eficácia demonstrada na finalização não permitiu a alteração do marcador até ao intervalo.
Falta de eficácia
Na segunda metade, os pupilos de Palas entraram determinados a mudar a história do jogo. Desde o princípio criaram ocasiões sucessivas de golo e foram premiados, finalmente, aos 25 minutos. Tiago fez um bom passe na diagonal para João Magalhães que, com tranquilidade, rematou na saída do guardião da AAUTAD, fixando o 2-1.
O que se assistiu até ao final da partida foi um autêntico domínio da AAUMinho. Porém, a ineficácia permanecia e a bola teimava em não entrar, tanto por mérito do guarda-redes da casa, como por falta de pontaria dos nossos atletas. A partir do minuto 37´, a formação minhota passou a actuar com um guarda-redes avançado, estratégia que também não surtiu efeito. Finalmente, a 3 segundos do fim, José Magalhães isolou-se e ainda teve nos pés a chance de empatar, mas o remate não lhe saiu da melhor forma.
Após a realização dos jogos desta 3ª jornada, a classificação é a seguinte: a AAUTAD está em primeiro com 9 pontos, a AAUMinho em segundo com 6 pontos, a AAUBI em terceiro com 3 pontos e, em último lugar, está a AAUAv com nenhum ponto conquistado até ao momento.
Na próxima jornada a AAUBI recebe a AAUTAD, já os minhotos viajam até Aveiro para enfrentar a AAUAv. A vitória é imprescindível para que a AAUMinho continue a perseguir o seu objectivo, que é passar à próxima fase da competição.
EDUARDO RODRIGUES
e_du_rodrigues@yahoo.com.br
“