“
Nesta etapa, as quatro equipas (AAUMinho, AAUTAD, AACoimbra e IPLeiria) jogavam entre si, sendo que as duas formações que alcançassem o maior número de pontos passariam automaticamente à Fase Final. Por sua vez, o terceiro e quarto lugares apostariam as suas últimas fichas numa Fase de Repescagem.
Luís Silva foi o comandante da “tropa” que se deslocou a Coimbra. Ele teve à disposição os guarda-redes Skat e Luís, além de José Magalhães, Catarino, Ferrugem, Luís Resende, Serginho, João Magalhães, Wilson, Tiago, Pinto e Jorge.
As batalhas…
Na primeira jornada a equipa da AAUMinho enfrentou o IPLeiria. Apesar de uma exibição algo inconstante e de terem estado em desvantagem numérica por duas vezes, os minhotos lutaram até ao fim e conseguiram o triunfo por 3-2. No outro encontro, a AACoimbra venceu a AAUTAD por 3-1.
A segunda ronda ditou o embate com a AAUTAD. Numa partida recheada de emoções, a AAUMinho esteve a perder por 4-0, contudo, jogando os últimos 15 minutos com um guarda-redes avançado, conseguiu marcar cinco golos sem resposta. Porém, a 30 segundos do fim permitiu o empate (5-5). A outra partida do dia ditou o triunfo do IPLeiria sobre a AACoimbra, por 7-4.
Todas as equipas chegaram à última jornada com hipóteses matemáticas de alcançar os primeiros lugares. AAUTAD e IPLeiria fizeram um jogo muito disputado, com constantes cambalhotas no marcador, porém, no final, os leirienses saíram vitoriosos, por 7-6. Com este resultado, o IPLeiria garantiu o apuramento, já os trasmontanos não tiveram a mesma sorte.
Tudo ou nada!
No outro confronto, a AAUMinho e a AACoimbra reeditaram a final do ano passado. O empate garantia a passagem aos minhotos, no entanto, em caso de derrota, os conimbricenses é que passavam à Fase Final.
Na primeira parte, a briosa apostou no seu habitual sistema ofensivo, com o guarda-redes André Sousa subido no terreno e a jogar como quinto elemento. Esta aposta surtiu efeito, já que ao intervalo venciam por 3-0.
Na segunda metade, coube aos atletas da AAUMinho tentar dar a volta ao resultado adverso. Procuraram o triunfo até ao fim, porém, o máximo que conseguiram foi reduzir para a margem mínima. O resultado final fixou-se em 4-3 para AACoimbra.
Assim sendo, a classificação final da Final Four foi a seguinte: IPLeiria e AACoimbra com 6 pontos ganhos, AAUMinho com 4 pontos e AAUTAD com apenas 1 ponto arrecadado.
Fase de Repescagem
Na sequência destes resultados resta agora à AAUMinho marcar presença na Fase de Repescagem, com o intuito de assegurar a presença nas finais. Os jogos desta fase realizar-se-ão nos dias 24, 25 e 26 de Março, em Lisboa.
Além da AAUMinho e da AAUTAD, estarão presentes os 2º e 3º lugares do Campeonato do Porto, os 2º e 3º lugares do Campeonato de Lisboa e as formações da Madeira e dos Açores. Destas 8 academias apenas 3 serão qualificadas para a Fase Final.
Texto: EDUARDO RODRIGUES
e_du_rodrigues@yahoo.com.br
(Pub. Mar/2010)
“