“ As formações foram divididas em dois grupos. O grupo A foi composto pela AAUTAD (Vila Real), AEISEP (Porto), AAUAç (Açores) e ISCPSI (Lisboa). Já o grupo B compreendeu a AAUMinho, a AEFEP (Porto), a AEIST (Lisboa) e a AAUMa (Madeira).
Passagem às meias-finais
Após a realização de três jogos, no grupo A, a AAUTAD e a AEISEP passaram às meias-finais. Ambas somaram 7 pontos e foram superiores à ISCPSI, que obteve 3 pontos, e à AAUAç que não amealhou nenhum ponto.
No grupo B, os minhotos não tiveram grandes dificuldades para prosseguir na competição. A formação orientada por Luís Silva venceu o AEIST por 5-0, empatou a duas bolas com a AEFEP e cilindrou a AAUMa por esclarecedores 9-1. Os 7 pontos conquistados deram à AAUMinho o estatuto de 1ª classificada do grupo, sendo acompanhada pela AEIST, que arrecadou 4 pontos e assegurou o 2º lugar. A AEFEP que somou 3 pontos e a AAUMa que obteve somente 1 ponto cessaram aqui as suas participações nos CNUs.
Finalmente… a classificação!
Na primeira meia-final a AAUTAD venceu os lisboetas do AEIST por 3-0, conseguindo a passagem à final. No outro encontro, AAUMinho e AEISEP empataram no tempo normal (2-2), contudo, os minhotos levaram a melhor na decisão por grandes penalidades, triunfando por 4-2.
Para o último dia de competição ficaram reservados dois jogos. Na decisão do 3º e 4º lugar, os portuenses do AEISEP superaram a equipa da casa, o AEIST e, consequentemente, confirmaram a presença na última fase dos CNU´s.
Já na final, AAUMinho e AAUTAD, ambas classificadas, aproveitaram o duelo para limar algumas arestas. Além disso, os seus treinadores promoveram uma maior rotatividade dos seus atletas, dando mais minutos de jogo aos universitários menos utilizados. Mesmo assim, a AAUMinho demonstrou uma notória superioridade, venceu por 7-2 e angariou o “título” da Fase de Repescagem.
Agora, segue-se a Fase Final que ditará o novo campeão nacional universitário de futsal. Esta será realizada entre os dias 26 e 30 de Abril, em Matosinhos, e reunirá as oito melhores formações académicas de todo o país. A AAUMinho parte como uma das favoritas, não apenas pelo histórico que possui na modalidade, como também pelas boas réplicas que têm dado ao longo desta época.
A formação da AAUMinho continua na corrida pelo ambicionado título nacional.
Texto: Eduardo Rodrigues.
(Pub. Abr/2010)
“