Publicado em Deixe um comentário

Karaté conquista meia-dúzia!







                                                       Fotos disponiveis online na Galeria BIG





Dividida em duas vertentes, a Técnica (Kata) e a de Combate (Kumité) (tal e qual como o CNU de Taekwondo que tinha decorrido no dia anterior), a competição teve inicio pelas 14h30. Em primeiro lugar entraram em acção os artistas marciais que exibiram os seus dotes técnicos na variante Técnica. Pela AAUMinho, João Meireles (que viria a ser a grande figura deste CNU) viria a conquistar a sua primeira medalha do dia. A sua espectacular coreografia e precisão de movimentos valeram-lhe uma medalha de prata.


Terminada que estava a Técnica, deu-se então o inicio da sempre emotiva variante de Kumité. Como previsto pelo técnico da AAUMinho, Luis Bessa, as atletas femininas demonstraram estar num bom momento de forma e conquistaram paras as hostes minhotas trêss medalhas. Cláudia Pereira venceu a categoria de -55kg e conquistou o ouro. Ana Silva nos -55kg e Linda Soares nos -68kg, foram eliminadas nas meias-finais e tiveram de se contentar com o bronze.





Os murros de João Meireles eram autênticos misseis teleguiados




No masculino, e desfalcada de duas das suas grandes figuras – Paulo Gonçalves (-60kg), medalha de bronze no último Europeu Universitário e Filipe Silva (-84kg), medalha de ouro no TNU de 2008/09 – a AAUMinho depositava em João Meireles todas as suas esperanças de conquista de uma medalha.


Lutando sempre de uma forma muito fria e controlada, João não deu qualquer hipótese aos seus adversários, tendo tido apenas em Pedro Silva (UPorto), na meia-final, algumas dificuldades.





João dando uma entrevista ao Canal UP no final da competição




No final da prova, e em declarações ao UMDicas, o atleta minhoto, que retomou neste CNU a prática competitiva após uma pausa de dois anos, mostrou-se algo surpreendido pela conquista da prata na Técnica, visto não ter treinado devidamente para esta variante. Segundo o mesmo, e quando questionado acerca da possível participação no Europeu Universitário, apenas respondeu: “Treinar. O nível competitivo é maior, mas temos de acreditar nas nossas capacidades, pois nós os portugueses também somos bons!”


Cláudia Pereira, também ela medalha de ouro, mostrava-se “muito contente pela conquista do título nacional”, destacando a sua primeira luta frente a uma adversária que já a tinha vencido. Foi um combate duro, mas desta feita ninguém conseguiu travar Ana na sua caminhada até ao tão almejado ouro.





Cláudia Pereira no lugar mais alto do pódio




Feitas as contas, a AAUMinho conquistou nesta prova seis medalhas: duas de ouro, uma de prata e três de bronze. A terceira medalha de bronze premeia a excelente performance de todos os atletas minhotos, que desta formar subiram ao terceiro lugar do pódio na classificação colectiva.


Luis Bessa, técnico da AAUMinho, considerou “muito positiva” a prestação da equipa. “Em seis atletas ter cinco medalhas e um terceiro lugar colectivo, é demonstrativo que temos uma equipa para o futuro!”


Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves






(Pub. Abr/2010)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *