Publicado em Deixe um comentário

I Troféu de Remo Inter-Universitário Euro-Regional

Na sessão vão intervir o vice-reitor Rui Vieira de Castro, da Universidade do Minho, bem como o alcaide de Tui, o secretário-geral do Desporto galego, o presidente e o director da Fundação CEER (Centro de Estudos Euroregionais Norte de Portugal/Galiza) e ainda os atletas consagrados David Cal e Enrique Míguez.

 

Este Troféu será disputado a 22 de Maio nas águas transfronteiriças do rio Minho, junto a Tui. Na prova de nove quilómetros vão competir seis equipas mistas, correspondendo às academias da euroregião: Universidade de Santiago de Compostela, Universidade da Coruña, Universidade de Vigo, Universidade de Minho, Universidade de Porto e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Pretende converter-se numa prova anual, tendo como referência a competição internacional Oxford-Cambrige. Pretende-se estreitar as relações entre a comunidade académica e a população em geral, além de promover a aliança estratégica de cooperação transfronteiriça.

 

O evento desportivo único e cheio de simbolismo é promovido pela CEER, com apoio das seis instituições de ensino superior, da Secretaría Xeral de Deporte da Xunta de Galicia, do Concello de Tui, da Deputación de Pontevedra, da Câmara Municipal de Valença, da Fundación Mondariz Balneario, do Instituto do Desporto de Portugal, da Federación Galega de Piragüismo, da Federação Portuguesa de Canoagem, da Associação de Canoagem do Minho, da Associação de Canoagem do Porto e da Caixa Galicia.

 

A escolha da embarcação tipo dragão, aprovada pelos departamentos de Desporto das universidades participantes, deve-se à sua tradição em Portugal, ao fácil manuseamento e à boa visibilidade. Cada equipa concorrente vai ter cinco mulheres, cinco homens, um(a) timoneiro(a) e um(a) tamborileiro (a), cumprindo um trajecto de 3000 metros, com três idas e voltas, num total de 9000 metros e um tempo estimado de 27 minutos. Está ainda prevista uma segunda prova, para equipas formadas por alunos dos centros escolares de Valença e de Tui.

 

(Pub. Abr/2010)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *