Publicado em Deixe um comentário

XI Gala do Desporto: Vencedores de 2011 subiram ao palco



 





                                          Fotos disponiveis online na Galeria BIG



 

Os vencedores da XI edição da Gala do Desporto subiram ao palco do evento perante cerca de 200 convidados, entre os quais se encontravam, para além das “estrelas” do dia, que eram os 25 nomeados, o Reitor da UMinho, Prof. António Cunha, o Administrador dos SASUM, Eng. Carlos Silva, o Presidente da AAUM, Luís Rodrigues, o Vice-Presidente do COP, Vicente Araújo, o Presidente da Federação Portuguesa de Voleibol, Pedro Oliveira, o Presidente da Federação Portuguesa de Andebol, Henrique Torrinha, Jorge Brás, seleccionador nacional de futsal, a vereadora do Desporto CMBraga, Palmira Maciel, o vereador do Desporto CMGuimarães, Amadeu Portilha, bem como atletas, treinadores, dirigentes desportivos, presidentes de escola e directores de curso, mas também dirigentes de outras instituições, universitárias e desportivas, bem como figuras de topo do panorama desportivo e político em Portugal, entre outros.


 


O evento, que é já uma tradição da Academia Minhota ficou marcado pela elegância e glamour, Joana e Daniel formam a dupla de apresentadores da grande festa do Desporto da UMinho, que pretendeu homenagear todos os campeões (nacionais e europeus) da época desportiva 10/11, sendo o objectivo principal galardoar os que mais se destacaram a nível desportivo, nas categorias de Monitor do Ano, Treinador do Ano, Atleta Masculino do Ano, Atleta Feminino do Ano e Atleta Percurso Desportivo, sendo os parâmetros observados pela comissão votante: o curriculum desportivo, académico, contribuições desportivas à academia, participações internacionais universitárias, pelo que, o que melhor preenchesse estes requisitos seria galardoado com o “PODIUM” do desporto da UMinho 2011.






 


O momento “chave” da noite de Gala – a revelação dos vencedores – iniciou-se pelas 22h30 com o abrir dos envelopes que retinham o “segredo”. A modalidade mais premiada foi o Taekwondo, só à sua parte levou 3 dos 5 PODIUM atribuídos – Treinador do Ano, Atleta Masculino do Ano e Atleta Feminino do Ano.


 


Eis que surge pela voz de Bruno Barracosa, Presidente da FADU a primeira revelação, o vencedor do PODIUM na categoria de monitor do ano, Ivo Carvalhosa (atletismo e musculação), o estudante do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário conseguiu o troféu depois de ter colaborado no enquadramento das modalidades de Atletismo Pista Coberta, Pista Ar Livre, Corta-Mato e Triatlo, provas onde foram conquistadas para a AAUMinho 11 medalhas (10 atletismo e 1 de triatlo), para além disso teve 24 atletas inscritos na modalidade. O monitor agradeceu o prémio, dirigindo algumas palavras especiais aos dirigentes do DDC dos SASUM e aos seus atletas “obrigado por me darem as excelentes condições de trabalho que tenho e obrigado aos meus atletas”.


 


O Administrador dos SASUM, Eng. Carlos Silva foi chamado ao palco para anunciar o vencedor na categoria de treinador do ano, apesar da elevada qualidade de todos os nomeados, Hugo Serrão (taekwondo) foi o escolhido. Esta foi a primeira vez que a modalidade arrecadou o troféu nesta categoria, o treinador mostrou-se algo surpreso “não estava mesmo nada à espera” afirmou. Hugo Serrão orientou o grupo de competição e recreação de Taekwondo, que teve 36 atletas inscritos. Para além disso dirigiu quatro sessões semanais de Taekwondo marcial e 10 sessões semanais de treino do grupo de atletas de alto rendimento que estudam na UMinho. Dirigiu ainda a equipa de 18 atletas que participou no CNU de Taekwondo onde conquistaram 18 medalhas: 8 de ouro, 4 de prata e 6 de bronze. O Treinador agradeceu ainda a todos os que o ajudaram e continuam a ajudar nesta caminhada de sucesso como treinador de taekwondo.






 


O vencedor na categoria de atleta masculino do ano foi Rui Bragança (taekwondo), o qual recebeu o PODIUM das mãos do Vice-reitor, José Mendes. O atleta e estudante de medicina contou para esta condecoração, com o facto de ter sido campeão Nacional Universitário 2011 (-58kg) e medalha de Ouro na competição por equipas no CNU de 2011, foi medalha de Prata no Europeu Universitário em 2009 – Braga, representou Portugal no Mundial Universitário de 2010 – Vigo e foi ainda pré-seleccionado para as Universiadas em Shenzen – Agosto 2011 e convocado para o Europeu Universitário a realizar em Outubro em Sofia – Bulgária. Foi com alguma emoção que Rui Bragança expressou o seu agradecimento à UMinho, ao seu treinador e colegas de modalidade “obrigado por este prémio”.


 


A quarta categoria a ser revelada foi a de atleta feminina do ano, Ana Coelho (taekwondo) foi a eleita. A mestranda em Engenharia Biomédica teve a seu favor o facto de ter sido campeã nacional universitária 2011 (-53kg) e medalha de Ouro na Competição por equipa – CNU 2011. Foi ainda seleccionada para participar no campeonato Europeu Universitário de 2011, Sofia – Bulgária. O “galardão” foi entregue por de Luís Rodrigues, Presidente da AAUM, e foi já com o PODIUM em mãos que a Ana agradeceu a todos os que contribuíram para este prémio.


 


A última revelação da noite foi o vencedor da categoria de atleta percurso desportivo, a qual foi conquistada por Eduardo Sampaio (andebol). O atleta, que terminou o Mestrado Integrado em engenharia electrónica industrial e computadores em 2010 teve como “prós” ter sido vice-campeão nacional universitário em 2006, campeão nacional universitário em 2007, vice-campeão nacional universitário em 2008, campeão nacional universitário em 2009, campeão nacional universitário em 2010 e campeão nacional universitário em 2011. Foi ainda vice-campeão europeu universitário de 2006 – Benzançon (França), vice- campeão europeu universitário de 2007, Lodz (Polónia), vice- campeão europeu universitário de 2009, Ljubljana (Eslovénia), vice- campeão europeu universitário de 2010, Nicósia (Chipre), estando convocado para o campeonato europeu universitário em 2011 Rijeka (Croácia).


 






O anúncio foi feito pelo Reitor da UMinho, António Cunha, comunicação que surtiu um grande aplauso, ainda mais visível da parte do grande número de atletas/colegas da equipa de andebol presentes na sala. Foi já em palco que Eduardo agradeceu o prémio à Universidade, ao DDC, aos colegas e técnicos da equipa e aos pais “agradeço aos meus pais por me terem proporcionado estudar nesta grande Academia? afirma. O atleta referiu ainda que enquanto “caloiro” desejou este prémio “quando entrei na Universidade e assisti à Gala pela primeira vez disse para mim, quem me dera um dia receber este prémio, agora que terminei desejava voltar a ser caloiro” disse.


 


Após a entrega dos “PODIUM” aos cinco vencedores da noite, o Administrador dos SASUM dirigiu-se a todos os presentes, agradecendo a presença de todos e em especial aos estudantes e técnicos que têm engrandecido o nome da UMinho através dos seus sucessos desportivos. O Administrador destacou ainda a importância das parcerias existentes entre a UMinho e algumas instituições e associações, bem como o bom relacionamento com a FADU, que tanto têm contribuído para o desenvolvimento do desporto universitário. Agradeceu ainda à Sportzone e a Delta Cafés mencionadas e distinguidas pelo apoio que têm dado, nomeadamente no que ao desporto diz respeito.






 


O Presidente da AAUM, no seu discurso afirmou o orgulho que é para a AAUM organizar este evento em parceria com os SASUM. Felicitando os vencedores da Gala, Luís agradeceu ainda a todos os atletas e dirigentes que ajudaram e continuam ajudar a AAUMinho a somar êxitos. Destacou ainda alguns dos êxitos conseguidos este ano, entre eles o 3º lugar no ranking da FADU, as 64 medalhas arrecadas nas competições nacionais (17 de Ouro, 20 de Prata e 27 de Bronze), as cinco medalhas a nível europeu – 3 medalhas de bronze (1 no golfe e 2 no taekwondo) e 2 medalhas de prata (futsal e andebol), afirmando que “todos estes sucessos se devem ao empenho e dedicação de todos”. O dirigente associativo relembrou ainda as próximas organizações internacionais, das quais a UMinho será palco – campeonato mundial de futsal e xadrez 2012 e o campeonato mundial de andebol em 2014, afirmando a sua convicção no êxito destas organizações.


 


A encerrar a cerimónia, o Reitor afirmou o seu orgulho nos feitos dos atletas e no projecto desportivo da UMinho ”é hora de homenagear os vencedores, de reconhecer o trabalho de todos quantos têm contribuído para o sucesso do desporto na UMinho, e é também altura de reafirmarmos o nosso compromisso na continuação deste projecto”. António Cunha disse ainda que a Universidade tudo tem feito para que os estudantes possam conciliar os estudos com a prática desportiva, agradecendo aos professores, directores de cursos e tutores que tanto têm contribuído para isso “pretendemos e tudo temos feitos para possibilitar aos nossos estudantes uma educação integral” afirmou.


 






Terminada a cerimónia no Restaurante Panorâmico da UMinho, a festa continuou em grande pela noite dentro na discoteca da academia,  “Sardinha BIBA”.


 


A Gala do Desporto é o culminar de mais uma época desportiva para a AAUMinho. O evento tem como objectivos, promover o desporto e a prática desportiva, passando por aí a homenagem aos atletas e agentes desportivos com desempenho de excepcional valor no desporto da UMinho, reconhecendo-os publicamente pelos seus feitos desportivos. É também um momento de convívio que procura servir de estímulo para que cada vez mais estudantes/jovens conciliem os estudos com a prática desportiva e procurem o sucesso em ambas as vertentes.


 


Texto: Ana Marques


anac@sas.uminho.pt





(Pub. Jul/2011)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *