Publicado em Deixe um comentário

Andebol é Campeão Europeu!


 











 





A EUSA, European University Sports Association, organizou pela primeira vez um Europeu de Andebol em 2006, na cidade francesa de Besançon. Como é seu apanágio, a UMinho esteve presente nesta prova e sagrou-se Vice-Campeã Europeia. Desde então, os minhotos apenas falharam uma participação, tendo alcançado sempre o mesmo resultado… até hoje!





Hoje, dia 24 de Julho de 2011 é um dia que ficará para a história da UMinho, pela conquista de um inédito titulo europeu (colectivo) através do andebol, mas não só! O futsal masculino também teve uma brilhante prestação e assegurou o 3º lugar no Europeu!





Na cidade de Tampere, Finlândia, os minhotos tinham como obstáculo entre si e o bronze a forte equipa da Universidade de Sumy. A partida iniciou-se a um ritmo elevado e foi sempre muito disputada, sendo o equilíbrio a nota dominante.





A UMinho nunca esteve em desvantagem, tendo sido a primeira a inaugurar o marcador. Os polacos empataram, os minhotos marcaram o 2-1, mas logo de seguida voltou a ficar tudo empatado a duas bolas.





O terceiro e decisivo golo foi marcado já perto do final e deu então à UMinho a primeira alegria do dia. A segunda foi quando a organização do Europeu elegeu como o MVP da competição o atleta minhoto André Machado!





A terceira, e maior alegria do dia, veio da Croácia. Após quatro finais perdidas, havia no o sentimento que desta vez o titulo não iria escapar ao andebol da UMinho. Antes da partida, e em conversa telefónica, Gabriel Oliveira, técnico da equipa minhota, relatou ao UMDicas que a moral “estava em alta” e que os atletas estavam “confiantes”.





O jogo foi um espelho das palavras de Gabriel. A UMinho entrou dominante, muito concentrada, a defesa foi um autêntico muro de betão e quando alguma coisa passava estava lá o “gigante” Humberto Gomes.





Quando as equipas foram para o intervalo o marcador era expressivo (16-8) e não deixava margem para dúvidas acerca de quem era a melhor equipa.





A segunda parte iniciou-se a um ritmo frenético, mas sempre com a UMinho a controlar de forma peremptória as operações. Os atletas Tiago Pereira e Fábio Magalhães que foram duas das figuras desta partida, pautavam o jogo do conjunto de Gabriel Oliveira enquanto que Rui Lourenço ia acumulando mais alguns golos que o tornariam num dos artilheiros deste Europeu (44 golos), acabando também por ser eleito o MVP da prova!





A partida terminou com um resultado de 31-24, um pavilhão em silêncio e uma geração de andebolista da UMinho a celebrarem um titulo inédito para a sua academia!





“Objectivo cumprido!”, foram estas as palavras do técnico minhoto mal atendeu o telemóvel. Gabriel Oliveira afirmou que “foi uma vitória fantástica de um grupo fantástico!”,  afirmando ainda que “a equipa esteve sempre em crescendo, nunca esteve atrás na marcha do marcador… toda a gente comentava que nós éramos os favoritos, e hoje, voltámos a mostrar isso em campo!”





E assim terminou um dia em cheio para a UMinho, onde conquistou uma medalha de ouro, outra de bronze e viu dois atletas seus brilharem ao mais alto nível.





Texto: Nuno Gonçalves








(Pub. Jul/2011)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *