“
Mais tarde apadrinhou, também, a primeira ”Home Page” portuguesa.
O momento inicial contou com a colaboração de vários especialistas, nomeadamente Vasco Freitas, então professor do DI: ”Pela primeira vez no país, trocou-se um e-mail via modem a 200 bits por segundo. Foi uma euforia!”, afirma José Valença. Pouco depois, em 1991, foi criada na UMinho a página ”Home Page de Portugal”, cujo endereço http://s700.uminho.pt/homepage-pt-html já se encontra inactivo. O objectivo era dar a dar visibilidade ao trabalho desenvolvido. ”Via-se a Internet como algo só dos académicos. A ideia era haver um mapa na Net da Europa e, nos seus vários sítios, teria esta página portuguesa. A grande preocupação era quem controlava o quê, que todas as páginas deviam ter uma raiz”, recorda.
1ª Conferência WWW foi em Braga
O tema foi verdadeiramente discutido em Julho de 1995 durante a Conferência World Wide Web, organizada no campus de Gualtar da instituição minhota, em Braga, sob a responsabilidade de José Valença. A UMinho, aliás, assume cada vez mais importância nesta área: ”Ganhou-se consistência nos conteúdos, na parte tecnológica, na qualidade de formação e na capacidade de mudar as pessoas, mobilizando-as para criar projectos. Mais importante: adquiriu-se uma cultura própria, dentro e para fora da instituição”, reforça o académico.
José Manuel Esgalhado Valença, de 62 anos, licenciou-se em Engenharia Electrotécnica na Universidade de Lourenço Marques (actual Universidade Eduardo Mondlane) e fez o doutoramento em Engenharia na Universidade de Oxford, no Reino Unido. Em 1980 começou a dar aulas na UMinho, sendo um dos seus professores catedráticos mais antigos. Esteve na direcção do Centro e no Departamento de Informática e em várias Comissões de Avaliação de cursos. O informático fez ainda parte da equipa da Fundação para a Ciência e Tecnologia e dos grupos de análise de projectos da Comissão Europeia. Foi júri da primeira edição do Prémio IBM e co-fundador da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação.
Redacção
(Pub. Jul/2011)
“