Publicado em Deixe um comentário

UMinho recebe exposição 50 anos da Guerra do Ultramar



No hall do edifício podem ser vistos diversos documentos alusivos ao período da guerra colonial, como fotos, mapas, livros, equipamentos, uniformes, armamento, o documentário ”Guerra” de Joaquim Furtado e ainda conteúdos multimédia, nomeadamente nos teatros de operações da Índia, Angola, Moçambique e Guiné. Os movimentos independentistas, os líderes africanos, a lista de militares falecidos e a propaganda salazarista são também destacados.


 


Esta iniciativa pretende divulgar ao público em geral o contributo das Forças Armadas na História recente de Portugal e recordar aqueles que, com o seu sangue, suor e lágrimas, serviram a pátria com elevado sentido do dever e, por vezes, com o sacrifício da vida, explica a organização.


 


O Regimento de Cavalaria nº6, também designado Dragões d’Entre Douro e Minho, foi criado em Chaves em 1709 e está aquartelado em Braga desde 1979, fazendo parte da Brigada de Intervenção do Comando das Forças Terrestres do Exército português. Este Regimento possui um milhar de elementos, é vocacionado para o reconhecimento blindado e tem participado em diversas missões especiais e operações de paz um pouco por todo o mundo, como no Kosovo e Afeganistão.




Redacção


(Pub. Ago/2011)


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *