Publicado em Deixe um comentário

Candidaturas de acesso à UMinho para maiores de 23 anos



 





O curso decorre de outubro a maio e é composto por duas disciplinas: Língua Portuguesa I e II e uma opção específica (Tópicos de Economia I e II ou Filosofia e Pensamento Crítico I e II ou História I e II ou Tópicos de Matemática I e II). O seu funcionamento é em regime pós-laboral (19h-22h) e aos sábados de manhã, em Braga (campus de Gualtar) e em Guimarães (campus de Azurém), conforme a residência da maioria dos candidatos e as disponibilidades/recursos da universidade. Na fase final do curso os alunos vão ser sujeitos à avaliação do seu curriculum vitae e entrevistados, nos termos do regulamento para este regime de acesso ao ensino superior na UMinho. Concluído o curso com aproveitamento, os estudantes poderão candidatar-se aos cursos de licenciatura ou de mestrado integrado.


 


As inscrições vão decorrer de segunda a sexta-feira, no Gabinete de Apoio ao Acesso (último piso do Complexo Pedagógico III, no campus de Gualtar), entre as 10h-12h e as 14h-17h, e nos Serviços Académicos do campus de Azurém, no período entre as 09h-12h e as 14h-17h (segunda e sexta-feira), entre as 15h-21h (terça e quinta-feira) e as 09h-12h (quarta-feira). Para além do preenchimento de impresso próprio a fornecer pelos Serviços, o candidato deve apresentar a cópia de um documento de identificação e um breve curriculum vitae, referindo neste as habilitações académicas formais, a atividade profissional e outros tipos de formação que possa ter realizado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 253604590, pelo email sandra.silva@saum.uminho.pt ou pela consulta do Portal Académico, em alunos.uminho.pt


 


Objetivos do curso


 


O Curso de Preparação e Avaliação prepara e avalia os candidatos em Língua Portuguesa e inclui a formação na disciplina específica que cada curso universitário considera indispensável à frequência com sucesso do respetivo nível de graduação. Pretende-se, assim, proporcionar as ferramentas/conhecimentos fundamentais para o ingresso numa licenciatura ou mestrado integrado; preparar para a avaliação geral, específica e entrevista, contribuindo nomeadamente para o diagnóstico do nível cultural e de conhecimento dos alunos, disponibilizando elementos de preparação e estudo dos programas, acompanhando os alunos na realização dos estudos e potenciando as competências possuídas e outras a adquirir e, ainda, promovendo a avaliação contínua da aprendizagem efetuada e a autoavaliação numa lógica de confronto face às exigências do seu projeto pessoal de formação. Por fim, pretende-se prestar aos candidatos informações dos cursos da UMinho, sua organização e funcionamento, regimes de avaliação e frequência, conteúdos e saídas profissionais, numa lógica de clarificação de opções e reorientação vocacional.


 


__________________________________________


Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem


Universidade do Minho


Tel.: (+351) 253601109


Fax: (+351) 253601105


E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt





(Pub. Set/2011)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *