Publicado em Deixe um comentário

Participação em “massa” no “Caloiro de Molho”



 




                                            Fotos disponiveis online na Galeria BIG




 







A actividade decorreu na tarde do dia 28 de Setembro, um dos pontos altos da semana de recepção aos novos alunos, e talvez a actividade de maior sucesso, que é organizada pela Associação Académica (AAUM) em cooperação com o Departamento Desportivo dos SASUM.




Os caloiros da Academia minhota não falharam a convocação, divertiram-se, conviveram, interagiram com colegas de curso e de outros cursos, e deram o seu melhor em defesa do seu curso.


 


Esta foi certamente uma tarde marcante e inesquecível para os novos alunos da UMinho, uma actividade diferente de todas as outras que têm marcado esta semana de receção.


 


Tal como nos referiu Joana Roberto, caloira de Engenharia Biológica, que entrou na UMinho vinda da Covilhã, “esta actividade tem sido muito divertida, diferente das outras que nos têm sido proporcionadas pelos Engenheiros do nosso curso, pois esta para além de convivermos com os nossos colegas de curso, tem-nos proporcionado conhecer muita gente dos outros cursos e por isso acho que tem sido, apesar de um pouco dura, muito positiva” afirma.






 


As opiniões eram unânimes, “esta é sem dúvida a atividade mais animada desta semana” apreciada por todos, caloiros, doutores, e até a organização mostravam-se muito satisfeitos. Segundo André Pinheiro, Vice-presidente do Departamento Desportivo da AAUM, “o objectivo da iniciativa é proporcionar o convívio entre caloiros de vários cursos, através desta forma de acolhimento ajudamos à integração dos novos alunos na Universidade, fomentamos o contacto e a convivência entre os novos alunos de todos os cursos, mas é também nosso objectivo “abrir-lhes os olhos” para o desporto, que é do que se trata aqui, actividades desportivas na água”.



André Pinheiro revelou ainda que “a adesão dos cursos foi de 100%”, patenteando que esta “é uma actividade que tem crescido de ano para ano, e mais uma vez este ano, a adesão mostrou isso” refere. Este ano houve ainda uma novidade que foi uma aula de aeróbica, que segundo o Vice-presidente da AAUM “teve uma adesão muito boa, foi quase uma alusão à gata na praia, pois a aeróbica é nessa actividade o seu ponto alto” disse.






 


Bruna Costa, aluna de Estudos Portugueses e Lusófonos, classificou a actividade como “muito positiva”. Revelando ainda estar a gostar muito, refere que “é uma boa forma dos caloiros se adaptarem ao ambiente universitário e interagirem com colegas de curso e com os outros cursos, penso que estas actividades promovem uma adaptação mais rápida” afirma.


 


Por sua vez, Ana Sofia Silva, caloira de Engenharia Biológica, ainda à espera de participar na actividade “Estafeta a Reboque” referia que “esta é uma actividade em que nos sentimos mais a vontade, é mais “livre” que as outras que temos andado a fazer com os “doutores”, nesta convive-se mais e conhecemos mais pessoas, tem sido fantástica!”. Sentindo-se completamente inserida já no ambiente universitário e com os colegas, Ana diz ainda que “a Universidade a tem recebido muito bem”.


 


Para quem não conhece, a actividade “Caloiro de Molho” é do género dos “Jogos sem fronteiras”, onde embora todos dão o melhor pelo seu curso, o importante é mesmo a participação e o convívio, o título de vencedores é “um extra”. 






 


Durante a tarde foram realizados quatro jogos, a que a organização deu o nome de “Gladiadores”, “Estafeta a Reboque”, “Caloiro ao molho” e “Lançamento do caloiro”, para os quais todos os cursos foram chamados a participar criando-se uma pequena competição entre os cursos.


 


No final, apesar de muito molhados, outros sujos e, algo cansados a festa continuava com muita alegria, com gritos de ordem, com marchas, danças e, coreografias, os caloiros lá continuavam comandados por  ‘doutores’ e ‘engenheiros'”.


 


Texto: Ana Marques

anac@sas.uminho.pt



Fotografia: Nuno Gonçalves

nunog@sas.uminho.pt





(Pub. Set/2011)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *