Publicado em Deixe um comentário

Depressão reduz a formação de novos neurónios



 



A depressão é uma doença psiquiátrica com um profundo impacto na sociedade contemporânea, prevendo-se que se torne, em 2020, na maior causa de incapacidade durante o período da vida ativa. O trabalho teve como objetivo avaliar a importância da formação de novos neurónios no cérebro adulto na precipitação e tratamento desta doença a longo prazo. Os resultados confirmam a implicação da neurogénese adulta – processo de formação de novos neurónios no cérebro – na etiologia e tratamento da depressão, abrindo novas perspetivas no tratamento desta doença.


 


“A neurogénese adulta parece ser efetivamente um alvo terapêutico promissor no desenvolvimento de novos fármacos antidepressivos, que poderão garantir um tratamento mais eficaz no futuro. Surgem também novas perspetivas na utilização de células estaminais neuronais no desenho de novas abordagens terapêuticas na área da neuropsiquiatria”, afirma António Pinheiro, que está a desenvolver o doutoramento no ICVS/3B’s – Laboratório Associado da UMinho, em parceria com a Universidade de Califórnia, em Los Angeles (EUA).


 


A ideia de que no cérebro adulto não ocorre a formação de novos neurónios ao longo da vida está, atualmente, totalmente ultrapassada. A neurogénese prevalece em áreas específicas do cérebro adulto, nomeadamente no hipocampo, cuja função se encontra diretamente relacionada com processos emocionais e cognitivos tipicamente afetados durante um episódio depressivo. “Quisemos avaliar o impacto da neurogénese hipocampal no desenvolvimento da doença, assim como na recuperação mediada pelo tratamento com antidepressivos frequentemente prescritos na clínica”, acrescenta.


 


O estudo foi coordenado por Luísa Pinto e Nuno Sousa, professores e investigadores do ICVS/3B’s. Contou ainda com a colaboração dos académicos João Bessa, Mónica Morais e Patrícia Patrício. António Pinheiro licenciou-se em Biologia Aplicada na Escola de Ciências da UMinho, tendo já publicado artigos científicos em revistas nacionais e internacionais.




__________________________________________


Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem


Universidade do Minho


Tel.: (+351) 253601109 /28 | 961766329


Fax: (+351) 253601105


E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt





(Pub. Set/2011)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *