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Projeto europeu ajuda crianças com pais que sofrem de perturbações mentais



 

O seminário conta com as intervenções de Pilar Gutiez Cuevas, professora da Universidade Complutense de Madrid, e Cristina Sánchez Romero, da Universidad Nacional de Educación a Distancia, que vão falar sobre as novas tendências na intervenção precoce em Espanha e as competências profissionais em contextos vulneráveis, respetivamente. O evento destina-se principalmente a profissionais das áreas da Educação, Saúde, Psicologia e do Serviço Social.


Parceiros querem continuar com projeto


O projeto, iniciado em 2009, teve como finalidades a introdução de módulos nos currículos de formação dos profissionais de diferentes áreas nos países parceiros, o desenvolvimento de treinos de competências online orientados por pares e a criação de um fórum destinado às crianças que vivem em contexto de vulnerabilidade de saúde mental dos pais. Este conjunto de materiais está disponível no site www.strong-kids.eu. Apesar de o projeto terminar em outubro, a rede de parceiros prevê avançar com uma nova iniciativa, que visa, desta vez, aspetos mais específicos da intervenção com crianças que vivem em contextos de vulnerabilidade de saúde mental.


Inserido nos Projetos Europeus Sócrates, o Kids Strenghts conta com a colaboração de nove parceiros europeus, nomeadamente entidades de Portugal, Áustria, Bulgária, Finlândia, Alemanha, Hungria, Eslováquia, Espanha e Turquia. A prevalência desta doença está a aumentar, prevendo-se que a depressão seja a segunda maior causa mundial de problemas de saúde, em 2020. As perturbações psiquiátricas dos pais têm impacto no desenvolvimento físico, cognitivo, social, emocional e comportamental das crianças.


Ana Serrano realizou a licenciatura em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e o mestrado em Intervenção Precoce na Universidade de Cincinatti, nos EUA. O doutoramento foi desenvolvido no Instituto de Estudos da Criança na Universidade do Minho, onde é professora desde 1994. Tem participado em inúmeras conferências e seminários em Portugal e no estrangeiro. Está integrada nas direções da Associação Nacional de Intervenção Precoce e da Associação Europeia de Intervenção Precoce. Ana Paula Pereira licenciou-se em Educação Especial e Reabilitação na Universidade Técnica de Lisboa, tendo mais tarde realizado o mestrado e o doutoramento no Instituto de Estudos da Criança da UMinho. Está a dar aulas no Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial da instituição minhota.


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(Pub. Set/2011)

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