Publicado em Deixe um comentário

UMinho vence II Troféu Inter-Universitário de K-4 Canoagem






                                    Fotos brevemente disponiveis online na Galeria BIG



 


 


No primeiro dia do mês de outubro, a UMinho teve um excelente arranque nesta nova temporada desportiva de 2011/2012. Numa prova organizada pela Fundação CEER (Centro de Estudos Euro Regionais), fundação essa que é presidida pelo Reitor da UMinho, António Cunha, e que junta três universidades do norte de Portugal (Universidade do Minho, Universidade do Porto e Universidade de Trás os Montes e Vila Real) e três da Galiza (Universidade de Vigo, Universidade de Santiago de Compostela e Universidade da Corunha) os canoistas minhotos apresentaram-se ao mais alto nível!


 


A prova que teve mais uma vez lugar no rio Minho, entre as cidades de Valença (Portugal) e Tui (Espanha), fica marcada pelas excelentes condições que se apresentaram para a prática da modalidade, bem como pelo espírito de união e partilha que se sentiu entre as comitivas das seis universidades presentes.


 


No ano transato, na primeira edição, a prova foi disputada em moldes diferentes, competindo as tripulações de cada instituição em barcos dragão. A UMinho foi então a equipa mais forte e trouxe para casa o primeiro troféu deste evento que promete rivalizar com a regata de Oxford-Cambridge.


 


Em 2011/2012 a organização optou por trocar os barcos dragão por barcos K-4. Estas embarcações de 4 lugares são mais velozes e tripuladas por canoistas. Foram disputadas três corridas em três variantes: feminina, masculina e mista.






 


A UMinho apresentou-se com algumas caras novas, entre elas, o nome mais sonante da modalidade em terras lusas: Emanuel Silva. Fica aqui a constituição da “armada” minhota:




Filipe Gouveia (Capitão/Eng. Eletrónica), Jorge Castro (Psicologia), José Cruz (Medicina), Samuel Duarte (Eng. Eletrónica), Emanuel Silva (Enfermagem), Marta Duarte (Medicina), Sandra Fernandes (Medicina), Juliana Oliveira (Doutoramento), Ana Silva (Educação), Carolina Sousa (Ciências do Ambiente) e Joana Araújo (Biologia Aplicada).


 


A regata começou com a prova feminina que ficou marcada por alguma confusão na partida vindo a prejudicar as minhotas. Nesta variante a Universidade de Vigo foi a mais forte, tendo a UMinho alcançado o 4º lugar.






 


No masculino, o quarteto maravilha da UMinho parecia um “dragster”, arrancado muito forte e não dando qualquer hipótese aos adversários. O primeiro lugar foi alcançado com mais de um barco de distância para o segundo classificado.


 


A prova mista foi disputada até ao último metro, tendo a tripulação de Vigo batido a do Minho por meia embarcação.






 


No final houve a entrega dos prémios por parte dos Reitores e Vice-Reitores das Universidades presentes, ao que se seguiu a atuação dos Bomboémia, do Grupo de Pauliteiros da UPorto e de uma companhia de dança espanhola.


 


Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

nunog@sas.uminho.pt





(Pub. Out/2011)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *