Publicado em Deixe um comentário

Andebol da AAUMinho brilha bem alto na Gala da FADU







                                                                Fotos disponiveis online na Galeria BIG






O Centro de Congressos de Tentúgal foi no passado dia 11 de outubro, o palco por onde passaram as estrelas mais cintilantes do desporto universitário, na IV Gala da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).




A AAUMinho, como não poderia deixar de ser, foi uma das academias em destaque nesta IV Gala ao ter seis nomeações em três categorias: Treinador do Ano (Gabriel Oliveira/Andebol e Hugo Serrão/Taekwondo), Atleta Masculino do Ano (Rui Bragança/Taekwondo e Filipe Magalhães/Andebol) e Equipa Masculina do Ano (Andebol Masculino).




Após o jantar, em que a sobremesa não poderia deixar de ter sido uns saborosos pastéis de Tentúgal, seguiu-se um momento musical. O grupo de fados, composto por alunos da Universidade de Coimbra, tocou entre outros, “Verdes Anos” de Carlos Paredes e deu o mote para uma noite marcada pela excelência e “glamour”.








A excelência foi algo a se que assistiu aquando da chamada ao palco dos atletas que estiveram presentes nos Europeus Universitários e nas Universíadas, em representação das suas Universidades e, de Portugal. Estes (atletas) foram distinguidos, sendo objetivo premiar o seu mérito desportivo.




Muito mérito teve a UPorto que, o ano passado terminou em 1º lugar do Ranking da FADU e viu-lhe ser entregue, o prémio de Melhor Clube. Manuel Janeira, Vice-Reitor da UPorto foi quem recebeu das mãos de Bruno Barracosa (Presidenta da FADU) este troféu.




O momento que se seguiu foi um dos mais altos da noite, com a entrega do Galardão Prestigio (reconhecimento a pessoas ou entidades pela dedicação e trabalho à causa do Desporto Universitário) a Duarte Lopes da Universidade de Lisboa.




Posto isto, procedeu-se então à entrega dos Galardões aos melhores de 2010/2011. Gabriel Oliveira, técnico da UMinho, foi o primeiro a subir ao palco e a receber o prémio de Melhor Treinador.








Para Gabriel, este “foi um prémio da equipa, do reconhecimento do trabalho desta, pois sem a equipa eu não seria eleito Treinador do Ano”.




De seguida subiram a palco Sara Moreira (Atleta Feminina do Ano), Alberto Paulo (Atleta Masculino do Ano) e a equipa de Futsal Feminino da Universidade da Beira Interior (Melhor Equipa Feminina do Ano) para receberem os respetivos Galardões.




Esta entrega de prémios viria a terminar da mesma forma que teve inicio: com a subida ao palco de alguém da academia minhota. Fruto da conquista dos títulos nacionais e europeus, o Andebol Masculino da AAUMinho venceu, mais uma vez (a primeira tinha sido em 2009), o Galardão de Melhor Equipa Masculina do Ano.








Filipe Magalhães, capitão de equipa e aluno de Eng. de Comunicações, foi quem subiu ao palco para receber das mãos do Secretário de Estado do Ensino Superior, João Queiró, este prestigiante prémio.




Em declarações, Filipe realçou o trabalho das diversas gerações de andebolistas e a “experiência acumulada” ao longo das cinco participações em Europeus Universitários, como um dos fatores preponderantes para estes triunfos.




Para Gabriel Oliveira e Filipe Magalhães, agora o próximo objetivo, e após atingirem o patamar máximo (Título Europeu), passa pela “conquista do título nacional e alcançar o inédito Bi-Campeonato Europeu, algo nunca antes conseguido por qualquer equipa portuguesa, de qualquer modalidade”.






Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves






(Pub. Out/2011)”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *