Publicado em Deixe um comentário

UMinho recebe colóquio internacional sobre História da Construção



 



A sessão de abertura (quinta-feira, 9h45, Anfiteatro de Engenharia II) conta com os professores Arnaldo Sousa Melo e Maria do Carmo Ribeiro, do CITCEM e do Departamento de História da UMinho. Seguem-se intervenções de peritos do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França e das universidades de Roma – La Sapienza, Rovira i Virgil – Tarragona, Toulouse, Paris I, Paris II Panthéon-Assas, Lille, Açores, Porto, Coimbra e Minho.


 


Os materiais usados em Bracara Augusta e em Tibães, a arquitetura cristã medieval, o uso da alvenaria e da cortiça, a evolução das práticas e a ciência dos materiais são alguns dos temas em análise ao longo dos dois dias. Vai ser ainda lançado, no dia 27, às 17h45, o livro “História da Construção – Os Construtores”. Esta obra editada pelo CITCEM incide na edição inicial desta série de colóquios, realizada em outubro de 2010 na UMinho, que abordou os homens e as mulheres da construção, nos seus mais variados escalões e tarefas.


 


A organização considera que a investigação sobre a História da Construção tem-se assumido como uma das áreas mais inovadoras e interdisciplinares, congregando historiadores, arqueólogos e historiadores da arte, mas também engenheiros, arquitetos e juristas. O cruzamento das perspetivas potencia a análise de cronologias amplas e variadas, materializando-se em projetos e congressos internacionais de elevada qualidade. Portugal participa de modo limitado neste processo global, embora estejam a despontar iniciativas e reuniões científicas. Este “Colóquio História da Construção” pretende por isso ter continuidade nos anos seguintes e ser cada vez mais interdisciplinar, atraindo todos os interessados no tema.


  


__________________________________________


Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem


Universidade do Minho


Tel.: (+351) 253601109 | 961766329


Fax: (+351) 253601105


E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *