Publicado em Deixe um comentário

TecMinho coordena projeto nacional sobre utilização de fibras



 



O workshop visa juntar especialistas das áreas da medicina, construção civil, transportes, desporto, arquitetura e proteção pessoal para discutir as vantagens da utilização de novos materiais e equipamentos inteligentes compostos por fibras nos respetivos setores. A sessão de abertura prevê a presença de Paulo Pereira, presidente da EEUM, Augusto Ferreira, diretor-geral da TecMinho, Maria Isabel Matalonga, membro do conselho diretivo do Programa Operacional Temático Fatores de Competitividade (COMPETE), e uma representante do Programa Ciência Viva. Segue-se a intervenção de Raul Frangueiro, professor do Departamento de Engenharia Têxtil da UMinho, que vai apresentar o projeto “O novo mundo dos materiais à base de fibras”.


 


Criação de soldados de futuro, dispositivos implantáveis e pneus sofisticados


 


O programa integra ainda vários painéis coordenados por peritos para explicar as mais-valias da introdução de novos materiais de fibras nos diferentes ramos. Na área da medicina, Rui Dias, dos hospitais da Universidade de Coimbra, vai dar a conhecer os principais avanços de materiais biocompatíveis, que têm permitido o desenvolvimento de tecidos e dispositivos implantáveis, com resultados animadores nos domínios da ortopedia, cardiologia e cirurgia vascular. No campo da construção civil, a engenheira Maria Cristina Barbosa explicará a experiência da “Fibersensing” na criação de sistemas avançados de monitorização por fibra ótica em diferentes estruturas, com vista a detetar, em tempo real, os mapas de danos e desgaste dos edifícios.


 


Eduardo Dinis, da ITA/Continental, vem como representante do sector dos transportes e vai colocar em evidência o papel de diferentes fibras na constituição de pneus tecnologicamente avançados, capazes de melhorar a performance do veículo em estrada. No desporto, a aplicação de fibras é transversal a diferentes modalidades, seja no vestuário ou no equipamento dos atletas, nomeadamente as pranchas de surf ou as bicicletas. Para este efeito, estará presente Rui Silva, da empresa Safina, para mostrar a utilização destas fibras em relvados artificiais.


 


No caso da arquitetura, o professor Paulo Mendonça, da Universidade do Minho, pretende por em evidência as potencialidades de membranas arquitetónicas num novo e revolucionário conceito de organização do espaço interior de apartamentos. O último painel, dedicado à proteção pessoal, conta com Mário Alves, tenente-coronel da Escola Prática de Infantaria (Lisboa), que irá mostrar exemplos concretos onde a aplicação de materiais têxteis à base de fibras está a contribuir para a elaboração de novas dinâmicas de proteção e sobrevivência militar. Os participantes poderão ainda visitar uma exposição patente durante toda a tarde.


 


__________________________________________


Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem


Universidade do Minho


Tel.: (+351) 253601109


Fax: (+351) 253601105


E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt





(Pub. Nov/2011)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *