“
Sabemos que a Campanha que decorre este fim-de-semana realiza-se num contexto particularmente difícil para as famílias, mas, por mais pequena que seja a contribuição, muitas pessoas irão beneficiar dessa ajuda.
A recolha de alimentos vai realizar-se por todo o distrito de Braga, em mais de 50 lojas (supermercados e hipermercados) das mais diversas cadeias. O produto da Campanha será distribuído localmente (no distrito de Braga) a 10.017 pessoas com carências alimentares comprovadas, através de 93 instituições de Solidariedade Social previamente selecionadas e acompanhadas ao longo de todo o ano por voluntários visitadores. Este modelo de intervenção permite uma grande proximidade entre quem dá e quem recebe e possibilita o desenvolvimento de um trabalho de inclusão social que vai para além do mero assistencialismo. Desde Janeiro deste ano, e até Outubro, foram já distribuídas pelo Banco Alimentar de Braga 511 toneladas de alimentos (durante todo o ano de 2010 foram distribuídas 435).
Campanha ‘Ajuda Vale’ e doação online
Também durante o fim-de-semana de 26 e 27 de novembro e até ao dia 4 de dezembro (domingo) decorre a Campanha “Ajuda Vale” (nas lojas das várias cadeias de supermercados e hipermercados a operar no distrito), que permite a recolha de alimentos sob a forma de vales que representam alguns produtos básicos , como azeite, óleo, leite, salsichas e atum. Cada cupão representa uma unidade do produto (por exemplo, ‘1 litro de azeite’, ‘1 litro de leite’, etc.).
Este cupão, para além de mencionar que se trata de uma entrega destinada aos Bancos Alimentares Contra a Fome, refere de forma clara a identificação do tipo de produto, a respetiva unidade e inclui um código de barras próprio, através do qual é efetuado o controlo das dádivas. Ao efetuar o pagamento, o dador entrega o cupão “Ajuda Vale” na caixa registadora e os produtos ficam claramente identificados no talão de caixa. A logística de transporte para os Bancos Alimentares Contra a Fome fica a cargo de cada uma das cadeias de distribuição.
Através desta modalidade, que já vai no sexto ano, cuja execução será auditada externamente, os Bancos Alimentares Contra a Fome conseguirão chegar à quase totalidade das localidades do País, promovendo ainda mais uma lógica de proximidade e de facilidade de contributo. Em simultâneo, será igualmente possível proceder à doação online de bens alimentares, através do site da Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome, em www.alimentestaideia.net.
Contactos
Banco Alimentar Contra a Fome de Braga
Rua da Confeiteira, Pavilhão 6, Palmeira
Tel: 253679305
Email: voluntariosbancoalimentar.braga@gmail.com
Sites: http://www.bancoalimentar.pt, http://www.braga.bancoalimentar.pt, https://www.facebook.com/#!/bragabancoalimentar
__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601109 | 961766329
Fax: (+351) 253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
“