Publicado em Deixe um comentário

Equipa de ouro com medalha de prata



 




O Pavilhão Desportivo do Instituto Politécnico do Porto foi mais uma vez o palco, e diga-se de passagem, um belo palco, eleito pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) para a realização do CNU de Ténis de Mesa por equipas.


 


Esta prova, que se realizou no passado dia 28 de Novembro, contou com a presença de 83 atletas em representação de 13 Universidades/Faculdades de todo o país, há excepção das Ilhas, Açores e Madeira, que não se fizeram representar.


 


A competição, que começou com mais de uma hora de atraso, colocou frente-a-frente numa das primeiras partidas do dia, a equipa masculina nº1 da AAUMinho – Carlos Fernandes (Línguas Aplicadas) Joni Sousa (Psicologia), Tiago Abreu (Gestão) – e a equipa nº2 do IST.








Sem grandes dificuldades, o trio minhoto despachou os lisboetas com um claro 3-0. Este resultado foi a imagem de marca deste trio maravilha, que até à final repetiu sempre este “score” em todos os encontros.


 


Após o IST seguiu-se a Universidade do Algarve, a Universidade de Lisboa e o Instituto Politécnico de Leiria. Mesmo frente à UPorto nas meias-finais (que se apresentava como um difícil obstáculo) os “mosqueteiros” da AAUMinho mostraram-se intratáveis e repetiram a dose dos 3-0.


 


Na final, que se viria a revelar dramática, os minhotos tiveram tudo para ganhar… mas perderam. Joni Jousa que entrou muito forte nas duas primeiras partidas, desconcentrou-se e deixou que o seu rival dessa volta por cima (2-3) e fizesse dessa forma o 1-0 para o IST.






 


Carlos Fernades ripostou logo de seguida e colocou a contenda em 1-1, levando a final para a “negra”, onde tudo seria decidido no jogo de pares. Ai, a dupla do IST foi mais forte, e venceu por 3-1. Esta vitória por 2-1 do IST sobre a AAUMinho acaba por ter um sabor amargo, visto a vitória ter estado nas mãos dos minhotos.


 


No feminino, o trio Ana Teixeira (Eng. Mecânica)/Cristina Real (Línguas e Literaturas Europeias)/Marta Henriques (Bioquimica) cruzou-se com a super favorita UPorto na meia-final e foi eliminada com um contundente 3-0. No jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares a AAUMinho perdeu por 3-0, perante uma equipa do IST, e deixou fugir assim a hipótese de subir ao último degrau do pódio.






 


Tiago Abreu, atleta e monitor da modalidade na UMinho, em declarações ao UMDicas deixou uma mensagem na qual agradeceu a todos os seus atletas “por toda a entrega, dedicação e tenacidade com que se debruçaram em todos os jogos para honrarem a AAUMinho”. “A medalha é de todos e para todos”, rematou.



Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

nunog@sas.uminho.pt



(Pub. Dez/2011)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *