Publicado em Deixe um comentário

Cerimónia de Abertura/Início da competição do II Campeonato Europeu Universitário de Taekwondo

A Universidade do Minho (UMinho) será o palco do II Campeonato Europeu Universitário de Taekwondo. O evento desportivo internacional tem Cerimónia de Abertura marcada para amanhã, dia 14 às 11h00 no complexo desportivo da UMinho em Gualtar, pelas 15h00 terá início a competição nas diversas categorias, masculinas e femininas. 

Durante o dia de hoje o Campus de Gualtar tem sido ?invadido? por dezenas de delegações, vindas de todos os cantos da Europa, decorrendo neste primeiro dia as acreditações às equipas, as quais puderam conhecer as instalações e adaptarem-se ao ambiente, havendo ainda lugar da parte da organização, um ensaio geral para a cerimónia de amanhã. 


Participarão neste evento mais de 40 universidades de 16 países, a equipa anfitriã do evento – UMinho conta com um grupo de 12 atletas, que são também o ?núcleo duro? do taekwondo a nível nacional, perspectivando assim excelentes resultados. 

A UMinho é pela segunda vez consecutiva a organizadora do Campeonato Europeu Universitário de Taekwondo em cooperação com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), a Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), sob a égide da European University Sports Association (EUSA), que organizaram a primeira edição do evento em 2009. 
O Comité Organizador tem preparado um grande espetáculo, no qual desfilarão todas as equipas participantes. Está assegurada a presença do Reitor da UMinho, António Cunha, do Presidente da EUSA, Alberto Gualtieri, do Presidente da FADU, Bruno Barracosa, do Presidente da FPTaekwondo, José Luis Sousa, do Administrador dos SASUM, Carlos Silva, do presidente da AAUM, Luís Rodrigues, entre outros convidados. 

A cerimónia contará ainda com a actuação dos ?Bomboémia? – Grupo de Percussão da Universidade do Minho, a Escola de Samba Saci-Pô de Minas Gerais/Brasil e a Azeituna ? Tuna de Ciências da Universidade do Minho.

Estão inscritas mais de 40 universidades de norte a sul da Europa, entre elas: Innsbruck, Leuven, Sófia, Karlovac, Gorica, Zagreb, Nicosia, South Bohemia, Praga, Lyon, Caen, Sorbone, Saint Etiene, Frankfurt, Hagen, Erlangen-Nürnberg, München, Wiesbaden, Minho, Coimbra, Porto, IPPorto, Aveiro, Bucareste, Moscow, Murcia, Vigo, Valencia, Alcalá, Madrid, Corunha, Kosice e Dnipropetrovsk. 
O evento englobará a participação de um número significativo de pessoas. Prevendo-se a participação de mais de 150 atletas e oficiais provenientes de 16 países, mais de 80 voluntários e 16 árbitros.
O evento inscreve-se numa política de internacionalização da Universidade que, para além das actividades de ensino, investigação e prestação de serviços avançados, abrange também a prática desportiva e cultural da comunidade académica. 
É objectivo da organização, segundo o Secretário-geral do Comité organizador, Fernando Parente, ?potenciar esta modalidade no Ensino Superior, já que tem uma procura excelente e, no nosso caso, será também uma oportunidade para dar mais um momento de competição de alto rendimento aos nossos excelentes estudantes/atletas da Universidade do Minho? refere.
Quanto às expectativas para o evento, segundo o vice-reitor José Mendes ?são sempre altas, porque é aí que queremos colocar a fasquia?. Para este a organização deve e será exemplar, ?na linha da reputação que a UMinho tem granjeado no contexto da organização de eventos desportivos europeus e mundiais?. 
Alberto Gualteri recebido pelo Reitor da Universidade do Minho
Alberto Gualteri, Presidente da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA), vai ser recebido hoje, dia 13, pelas 19h30 na Reitoria da Universidade do Minho, em Braga. A receção decorre no âmbito da realização do II Campeonato Europeu Universitário de Taekwondo que está a decorrer entre os dias 13 a 15, no Campus de Gualtar, Braga. 
Alberto Gualtari, 72 anos, de nacionalidade italiana, assume as funções da presidência da EUSA desde 2005, possuindo no seu vasto currículo dois doutoramentos Honoris Causa:
– National University of Physical Education and Sport in Bucharest, Romania;
– Lithuanian Academy of Physical Education in Kaunas.
Texto: Ana Marques

Fotografia: Nuno Gonçalves




(Pub. Dez/2011)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *