“
Posteriormente, decorreu um desfile das delegações dos 16 países em competição (Áustria, Bélgica, Bulgária, Rússia, Chipre, Croácia, Espanha, entre muito outras), ao som dos Bomboémia, grupo de percussão da UMinho bastante popular.
Uma vez finalizada a actividade, procedeu-se a uma sucessão de discursos da parte de Luís Rodrigues, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Haris Pavletic, responsável da Comissão Médica da Associação Europeia de Desporto (EUSA), António Cunha, reitor da Universidade do Minho e Rui Bragança, vice-campeão mundial na categoria dos 58 Kg.
Luís Rodrigues, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), destacou a importância deste evento na medida em que demonstra as capacidades de organização da UMinho para eventos desta envergadura. Depois de se fazerem ouvir as palavras do representante máximo dos alunos minhotos, foi a vez de Haris Pavletic, responsável da Comissão Médica da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA) se dirigir à plateia.
No parecer de António Cunha, reitor da Universidade do Minho, o campeonato é importante por vários factores: é importante porque ?é o reconhecimento do trabalho da universidade na área desportiva, no campo da nossa auto-estima, sendo fundamental todo o trabalho de promoção da universidade,nacional e internacionalmente.
A cerimónia encerrou com um espectáculo de cor e dança proporcionado pela escola de Samba Saci-Pô, proveniente de Minas Gerais, Brasil.
Após uma pausa para almoço, iniciaram-se as competições masculinas/femininas nas diferentes categorias de peso.
Texto: José Maria Mateus Pinheiro
Fotografia: Tomás Rito
(Pub. Dez/2011)
(Pub. Dez/2011)
“