Publicado em Deixe um comentário

PIEP representa Portugal em rede de materiais verdes para o automóvel



  


O GreenMotion pretende aumentar a competitividade das empresas produtoras de peças automóvel na euro-região Norte de Portugal/Galiza, através de uma plataforma virtual que lhes proporcione, de forma próxima e acessível, toda a informação sobre materiais ecológicos que se poderiam utilizar no setor, promovendo assim a sua incorporação em veículos. As empresas interessadas podem registar-se gratuitamente na plataforma, em www.greenmotionproject.com. A inscrição permite aceder – além das notícias, eventos e resultados – a uma base de dados de projetos e materiais ecológicos, contendo a descrição detalhada de cada um deles, incluindo os aspetos técnicos, o impacto ambiental, o preço e a disponibilidade no mercado.


 


Empresas desafiadas a inovar


 


Por exemplo, pode-se aceder a um “tablier” virtual e, ao clicar nos componentes, ver plásticos usados hoje em dia e as suas alternativas eco-sustentáveis. Prevê-se usar bioplásticos comerciais com diferentes características e plásticos de base petroquímica, misturados com fibras de madeira, para a sua utilização massiva. O PIEP-UMinho é o responsável do consórcio pelo desenvolvimento de novas formulações de materiais de plástico com madeira e pela sua validação para estas aplicações, explica a diretora-geral adjunta do PIEP, Ana Rita Campos. A meta final do GreenMotion é incentivar a criação de projetos inovadores neste âmbito. Para isso, as empresas registadas podem publicar as suas ideias na plataforma, lançar buscas de parceiros para levá-las a cabo e, em paralelo, ter assessoria e formação personalizada dos membros da rede.


 


O PIEP está sediado no campus de Azurém, em Guimarães, tendo como fundadores a Associação Empresarial de Portugal, a Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos, a UMinho e as empresas Amorim Cork Composites, Alfatubo, Augusto Guimarães & Irmão, Celoplás, Cires, Fehst, Inplás, Inteplástico, Irmãos Bernardes, Logoplaste, Key Plastics, Microplásticos, Periplast, Plasfil, Plastidom, Probos, Pronefro, Simoldes, Sival e Uponor. Os sócios aderentes são a Agência Portuguesa para o Investimento, IAPMEI, a Câmara de Guimarães, o Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos e as firmas Amtrol-Alfa, Ancal, Atlantasteps, Equipack, Isolago, Joamar, LN Moldes, Motoman Robotics Ibérica, Olesa, Plasdan, Plastaze, Polisport Plásticos, Reopoly, Selenis, Sicor e Vidropol.


 


__________________________________________


Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem


Universidade do Minho


Tel.: (+351) 253601109 /28 | 961766329


Fax: (+351) 253601105


E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt





(Pub. Jan/2011)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *