Publicado em Deixe um comentário

UMKarting vence Taça Inter-Troféus



Foi no passado dia 28 de janeiro, numa bela e solarenga tarde de Inverno que mais parecia Primavera, que o circuito de Poiares acolheu a 10ª edição da Taça Inter-Troféus (TIT). Esta prova é a mais importante do calendário do karting amador em Portugal, sendo que a equipa vencedora é considerada a campeã nacional da modalidade.

Disputada anualmente e sempre no mês de janeiro, a TIT reúne a nata do karting amador em Portugal. Nela estão presentes os melhores grupos ou troféus (empresas, universidades, bancos, etc) que organizam campeonatos de karting amador no nosso país. Cada um destes troféus é representado pelos seis melhores pilotos do campeonato do ano anterior, organizado por cada grupo.  

Na edição deste ano participaram 14 troféus, cada um com seis pilotos, num total de 84 pilotos. Disputaram-se ao todo 12 corridas: cinco mangas de classificação, duas corridas de repescagem, três meias-finais, uma final B e uma final A.

 

A UMinho fez-se representar por um lote de experientes “ases do volante”, que contam já com muitos quilómetros e inúmeras vitórias, como é o caso de Luís Cunha que em 2002, na primeira edição da TIT, venceu a Final A. Os outros elementos desta “dream team” foram João Carlos Moreira, Carlos Dias, Reinaldo Fonseca, Pedro Vidinha e Vítor Fernandes.

Reinaldo Fonseca foi a estrela da companhia e venceu as três corridas em que participou (manga de classificação, meia final e final A). Apesar da forte concorrência, Reinaldo teve uma prestação imaculada, bem ao nivel (passe o exagero) de o mitico Ayrton Senna.

Segundo Luís Cunha, a estratégia para a final A onde a UMKarting conseguiu colocar três pilotos (João Moreira, Carlos Dias e Reinaldo Fonseca), resultou em cheio. Apesar de João Moreira ter arrancado da pole-position, Reinaldo teve um “arranque canhão” e colocou-se na dianteira da prova.

 

Como havia sido previamente combinado entre o trio da UMinho, caso algum deles conseguisse alcançar a liderança, os outros tentariam fazer uma corrida defendendo a posição do líder. A estratégia deu resultado e com João Moreira e Carlos Dias a protegerem Reinaldo Fonseca, a UMKarting venceu a final A e arrebatou para a UMinho a TIT.

A classificação final da 10ª edição da TIT foi:

Classificação

Troféus

Soma dos pontos acumulados durante o
dia

UMKarting

349

Redline

330

Millenium BCP

295

Funkart

270

Indoor Kart de Espinho

267

Santander Totta

262

KARTKUP

241

MCKarting

205

Cavaleiros do Asfalto

205

10º

Ormei

200

11º

Ordem dos Engenheiros

166

12º

Liga do Pistão

122

13º

IN HOC SIGNO VINCES

116

14º

KAP

106

  


Texto: Nuno Gonçalves


(Pub: Fev/2012)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *