Publicado em Deixe um comentário

Karaté da AAUMinho é Vice-Campeã Nacional Universitária!




Karaté

A cidade dos moliceiros e dos ovos-moles (Aveiro) teve nos passados dias 10 e 11 de março três duras provas, onde os atletas de Karaté, Squash e Judo da AAUMinho passaram com nota positiva.

No primeiro dia de competição, a equipa de Karaté minhota entrava em prova com o estatuto de favorita na luta pelas medalhas, fruto das excelentes prestações em 2010 (bronze) e 2011 (ouro).

O lote de atletas escalonado pelo técnico Luís Bessa davam garantias de grandes combates e medalhas. Cláudia Pereira (Direito / -50kg), campeã nacional universitária em 2011 e nomeada para atleta do ano da UMinho era, na ausência devido a lesão de Paulo Gonçalves (medalha de bronze no europeu universitário), a figura de proa da equipa.

Na vertente de Kumité (combates), os já “veteranos” nestas andanças, Filipe Silva (Ciências da Computação / -84kg) e João Meireles (Engenharia Informática / – 75kg), repetiram as mesmas classificações de 2011, tendo conquistado respectivamente prata e bronze.

Sara Rodrigues (Biologia Aplicada / -61kg), que perdeu o seu primeiro combate do dia frente à atleta que viria a subir ao primeiro lugar do pódio, venceu os seguintes combates na repescagem, repetindo a medalha de bronze do ano anterior. A última medalha na variante de combates foi conquistada por Cláudia Pereira que não conseguiu revalidar o seu título, perdendo na final frente à sua rival da AAUTAD, Ana Abreu.

Ana Silva (Engenharia Informática / -50kg), Joel Antunes (Engenharia Mecânica) e Daniel Santos (-60kg) foram eliminados nas rondas iniciais e na repescagem, não conseguindo desta forma as tão ambicionadas medalhas.

Na vertente de Katas (formas) Olívia Carvalho (Medicina) fechou a contabilidade individual para a AAUMinho e arrecadou uma medalha de bronze. O outro atleta presente nesta variante, João Meireles, calhou numa poule muito forte, onde estava inclusive André Vieira (bronze no Europeu Universitário de 2011) e viu-se arredado da luta pelas medalhas.

Com as cinco medalhas conquistadas pelo karatecas minhotos, a AAUMinho voltou a reforçar a sua imagem de força no panorama das artes marciais e subiu mais uma vez ao segundo lugar do pódio na classificação colectiva.

“Foram seis medalhas, cinco individuais e uma coletiva, resultado de um excelente espírito e de dedicação por parte dos nossos atletas, que para além da sua qualidade individual, dignificam-nos com a sua postura e constante boa disposição. Não podemos esquecer a oficial Sara Cunha que é fundamental no apoio logístico durante toda a competição, e que se tem mostrado sempre disponível para ajudar o Karaté da UM”, remata Luis Bessa, técnico da UMinho.

Squash e Judo

No mesmo dia, mas numa modalidade onde se procurar “bater” o adversário com uma raquete dentro de quatro paredes, Carla Guimarães (Tecnologias de Sistemas e Informação), que para além de atleta desta modalidade é monitora de badminton na UMinho, conquistou uma medalha de bronze para os minhotos.

Na partida decisiva, frente à sua colega de equipa, Cátia Silva (doutoramento), Carla foi mais forte e juntou mais uma medalha ao seu já vasto palmarés universitário. Na vertente masculina, nenhum dos atletas da AAUMinho conseguiu chegar à luta pelas medalhas.

Quem também não conseguiu chegar às medalhas foram os judocas minhotos. Numa prova que ficou marcada pela “confusão” provocada pela falta dos certificados de elegibilidade dos atletas da Académica de Coimbra, o que os impediu de competir.

Nos -90kg, Ricardo Pereira (Eng. Biológica) esteve a um passo do bronze, tendo vencido inclusive o seu primeiro combate. Infelizmente no seu segundo confronto da tarde, uma lesão no ombro obrigou-o a desistir, caindo assim por terra a esperança de repetir o 3º lugar de 2011.

 

Texto: Nuno Gonçalves




(Pub. Mar/2012)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *